CINEMA | Monsters University [2013]

O grande sucesso da Pixar em 2001 - Monsters Ink ou, em português, Monstros&Companhia - foi, sem qualquer dúvida, um dos filmes mais criativos de sempre. Doze anos depois, os nossos amigos Monstros voltam para nos mostrar o que aconteceu antes de Mike e Sulley chegarem aos seus postos de trabalho e para nos mostrar o que aconteceu antes do filme onde os dois monstros conhecem Boo.

Para aqueles que, como eu, são fãs deste grupo de monstros, Monsters University é um filme que merece ser visto. Não, não é melhor que o primeiro filme. No entanto, é muito mais interessante do que aquilo que eu previa. Apesar de ser baseado numa ideia cliché, é uma nova história com novas personagens e pormenores que quem conhece bem o primeiro filme memoriza. É o caso, por exemplo, de Roz e a sua deixa típica ("I'm watching you! Aaaaaalways watching!") ou ainda do cartaz colocado subtilmente no quarto de um dos monstros fazendo referência aos "Ventos da Mudança", uma cena do filme original. São detalhes como esses que nos trazem as memórias de infância e eu admito que há já algum tempo que uma animação da Pixar não me fazia sentir criança de novo. O resultado foi muito além do que aquilo que eu esperava e acho até que nos foi entregue uma história de fácil compreensão que não deixa de agradar miúdos e graúdos. Traz novas ideias, diálogos que nos divertem e personagens extremamente carismáticas e isso só pode ser bom.

Ao contrário do primeiro filme, Monsters University aposta muito mais na parte do drama (aumentando a intensidade emocional de Mike e Sullivan) e lança conflitos mais consistentes e complexos. Como disse, não é melhor que o primeiro - Monsters Ink - mas tem o seu mérito. É sempre difícil fazer uma sequela mas este não é nada mau. Pelo contrário: reforça aquela brilhante ideia do primeiro filme. Se, em Monsters Ink, a dupla precisava de lidar com um problema externo - quem não se lembra da Boo?! - nesta longa metragem os dois amigos precisam de lidar com os seus problemas mais pessoais. A beleza deste trabalho cinematográfico está na amizade que se desenvolve aos poucos de forma engraçada mas sensível: num mundo onde ser assustador significa ser o melhor, os dois amigos sentem medo e precisam um do outro para arranjar a força e a coragem que os ajuda a sobreviver. E é assim que a amizade verdadeira funciona, certo?

A qualidade das imagens chama a nossa atenção para cada textura, para cada cenário e para cada iluminação e a realidade das sombras e dos objectos está bem presente. A banda sonora, por sua vez, sob o comando, uma vez mais, de Randy Newman, foi muito bem criada e ajuda a manter a concentração ao longo do filme (algo essencial quando o público-alvo são as crianças!). É, definitivamente, algo imperdível. A exploração da faculdade, dos estereótipos, das fraternidades, da competição e de tudo o que existe na vida académica americana está muito bem feita e tenho a certeza que agradará à maior parte das pessoas que vir este filme, independentemente da sua idade.

Eu gostei bastante. Fiquei feliz por ver um filme de animação com qualidade e com conteúdo. Feliz por ver que "cresci" com estes monstros. O primeiro filme foi lançado quando eu era pequenina e andava na escola primária e agora que eles são caloiros na faculdade, eu também farei parte desse mundo. A Pixar está, sem qualquer dúvida, de parabéns!

14 comentários:

  1. Eu ainda não vi o filme mas tenho de ver pq os Monstros e companhia é o meu filme favorito da Disney (:
    R: Tens de aderir, já vinha ver se tinhas para te adicionar :P

    ResponderEliminar
  2. R: Pois, eu pensei logo que tinhas aderido :o
    Então faz favor de fazer isso tudo ai ai ai :P

    ResponderEliminar
  3. Nunca vi, e confesso que não tenho muita curiosidade, mas deve ser engraçado, tendo em conta a fase em que nos encontramos! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Eu ainda não vi, mas estou curiosa com esse filme :)

    ResponderEliminar
  5. ainda estou para ver esse filme :)
    gostei também bastante do primeiro!
    mas ouvi muito más críticas em relação a esse...
    mesmo assim, acho que não me vai desiludir.
    gosto muito de ver filmes de animação e em criança, gostei muito do primeiro, até tinha o livro ahah

    ResponderEliminar
  6. Ainda não vi mas não quero perder.
    R: Eu pratico andebol.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não vi, mas estou curiosa :)

    ResponderEliminar
  8. não é do tipo de filme que me atrai..

    ResponderEliminar
  9. eu já vi! está mesmo espectacular!

    ResponderEliminar