Thirteen

FOTOGRAFIA | Los Intocables

O artista cubano Erik Ravelo decidiu criar um projecto fotográfico que tem como objectivo denunciar os diferentes tipos de abusos que impedem o direito à infância de milhares de crianças em todo o mundo. "Los Intocables" é o nome de uma série de fotografias que mostram a aparente crucificação de crianças tratando temas internacionais bastante polémicos. Entre eles está a pedofilia na igreja católica, a morte de crianças inocentes em zonas de conflito, a obesidade infantil, o turismo sexual, o tráfico de órgãos e os massacres nas escolas mas a verdade é que cada uma das imagens chama a atenção para mais do que uma temática. Várias formas de abuso infantil são representadas através das fotografias e, pela lente do cubano, fotografias tão simples fazem-nos pensar no que se passa, realmente, à volta deste mundo. 

Temas polémicos são apresentados de uma forma crua e forte mas ainda assim inteligente. Um projecto que nos marca mais do que os apelos de caridade e que não conseguem deixar-nos indiferente. Um conjunto de fotografias que cumpre os seus objectivos e que remete o observador para um mundo desigual, injusto e maléfico. Algo que nos obriga a apercebermo-nos do mundo real, fora da nossa linha de visão.


As restantes fotografias podem ser vistas daqui para a frente.

13 comentários:

  1. não conhecia! mas adorei o que vi!

    ResponderEliminar
  2. esse trabalho esta excelente. já tinha sabido dele acho que está poderoso.

    ResponderEliminar
  3. R: Gostaste? é uma cidade nova, é uma viagem para respirar vida portanto não sei. tão diferente de tudo o que já vi até agora. Pode ser que quando eu e o moço ganharmos seja uma viagem a realizar.

    ResponderEliminar
  4. Estive a ver. No mínimo tocante. Adorei mesmo. Fantásico.

    ResponderEliminar
  5. Vi o conjunto de fotos no tumblr há algum tempo atrás. É realmente uma obra de arte real e chocante, mas vale muito a pena olhar para as fotografias com olhos de ver.

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia! Mas adorei a iniciativa!
    R: Fico bastante contente por teres gostado! Não tem problema nenhum não participares :)

    ResponderEliminar
  7. Tinha ouvido uns burburinhos acerca deste projecto fotográfico, mas só agora é que vi realmente as fotos. Incríveis!!!

    E muito obrigada pelo que disseste, é bom saber que a rubrica está a ser do vosso agrado! Já eu adoro uma mil rubricas tuas :D

    ResponderEliminar
  8. Acho que não vou ver mais, sou capaz de chorar :s

    ResponderEliminar
  9. Lindas fotos, mas arrepiantes! :/
    Beijinho*

    ResponderEliminar