Thirteen

ATUALIDADE | Vende-se Ar Puro Enlatado

No mundo capitalista, tudo dá negócio e os enlatados são uma maravilha para quem quer inovar. Primeiro as sardinhas, as salsichas e o atum. Depois as bebidas que se livraram das garrafas de vidro, a água benta e os bocadinhos de terra vendidos aos turistas. No final do ano passado, para continuar este legado das latinhas, o milionário filantropo chinês, Chen Guangbiao, decidiu ir mais além e lançar um produto que é, simplesmente, ar puro. Para quem achava que respirar ar puro era de graça... Pensem melhor!

Como a maioria das regiões têm índices de poluição muito elevados, a empresa decidiu recolher ar nas províncias mais puras (Qinghai, Sichauan, Yunnan e Tibete, entre outras) e colocá-lo em latas ambientais que custam, cada uma, quatro yuan (o que equivale mais ou menos a cinquenta cêntimos). O milionário por trás da produção garante que uma parte do lucro será doada a instituições de caridade e explica a ideia: "É na China que estão algumas das cidades mais poluídas de todo o mundo e não é possível respirar ar puro se não for desta forma". Faz sentido mas não deixa de ser uma ideia um pouco insólita. Chen defende que o consumidor recebe, ao abrir a lata, "um precioso sopro de ar não poluído benéfico para a saúde, para o humor e para a mente, imprescindível para a sua sobrevivência" e é apelidado de Good Man mas a mim parece-me apenas uma mente estratega suportada pelo dinheiro. Uma coisa se comprova: tudo é motivo para fazer negócio, até mesmo o ar que respiramos.

10 comentários:

  1. ele é um homem muito inteligente.. é um negócio fantástico.. não tem concorrencia e muita gente compra por ter curiosidade

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar disto!
    R: Não, não tem a ver com a escola. Mas já está tudo mais ou menos resolvido, obrigada pela preocupação :)

    ResponderEliminar
  3. Eu quando estive em Hong Kong vi isso à venda. Havia vários "aromas" e eu achei um piadão! A verdade é que aquilo lá é bem mais poluído que aqui mas acho que isso é um exagero e dinheiro mal gasto, pelo menos por enquanto :)

    ResponderEliminar
  4. Não tinha conhecimento, mas acho que é uma ideia que vai render muito, apesar de achar que não se devia pagar para ter esse prazer num país tão poluído. Mas lá está, tudo é negócio.

    ResponderEliminar
  5. R: Também nunca fiz dietas. Mas é que durante uns meses, comia demasiados doces e tretas assim a ponto de gastar muito dinheiro. Depois pus na minha mente que era melhor parar antes que ganhasse diabetes ou algo do género, e a partir daí tenho evitado comer muitos doces.

    ResponderEliminar
  6. uma ideia diferente que lhe vai dar muito lucro :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a sério! Isto ainda é tudo muito recente para mim :$

    ResponderEliminar
  8. Talvez não tenha entendido muito bem mas, a ideia parece-me um bocadinho parva :x quer dizer, ao abrir a lata, só se se estiver com o nariz lá colado mas, em três ou quatro inspirações/expirações, lá se vai o ar puro :x

    ResponderEliminar
  9. Já tinha pensado em colocar a wishlist mas não sei como ainda,a se como rubrica até lá, se uma montagem com tudo de uma vez.

    Essas histórias mesmo para nós que estamos de fora, fazem-nos crescer imenso e ganhar mais respeito pelos outros :)

    ResponderEliminar