Thirteen

FAMÍLIA | Reunião Anual de Irmãos, Primos e Apêndices em Primeiro Grau

No lado materno sou a mais nova de vinte netos. Tenho, da parte da minha mãe, uma família enorme (que, felizmente, continua a crescer!) e sempre vivi rodeada de pessoas e de tradições que se perderam pelo caminho. No entanto, aprendi que quando se perdem algumas tradições e algumas pessoas, criam-se e conhecem-se outras portanto, de há uns três ou quatro anos para cá, começámos a fazer o "Jantar de Primos" (que rapidamente passou a chamar-se "Jantar de Irmãos, Primos e Apêndices" dadas as relações familiares do grupo e graças aos namorados que foram aparecendo para se juntar a nós nas festas de família). Independentemente do que aconteça durante os meses anteriores e da quantidade de vezes que nos vamos vendo no resto do tempo, juntamo-nos anualmente para saber daqueles que nos são mais próximos em termos de idade dentro do universo gigantesco da família. Não é um jantar de família nem é direccionado a todos os primos (até porque os mais velhos já têm famílias bem preenchidas e isso significaria que passaria a ser uma reunião de primos em primeiro e segundo grau) mas é, sim, uma forma de saber o que se anda a passar com toda a gente desde o primo do meio até mim, que sou o elemento mais novo do grupo. Serve para trocar duas de treta com aqueles que conhecemos desde sempre e para passar um bom bocado.

Pois bem, hoje foi dia de nos voltarmos a encontrar não para um jantar mas sim para um almoço que se prolongou até às cinco e meia da tarde com passeios entre as ruas do centro da cidade, muita conversa e bastantes risos. Os namoros acabam mas a família é para sempre e isso é provado pelas duas baixas forçadas na mesa do restaurante. É bom esquecer tudo por uns momentos e estar entre a família que é, ao mesmo tempo, constituída por grandes amigos que nunca nos falharam. Agora que está toda a gente crescida e quase casada, sendo que alguns até tiveram que deixar o nosso país, é bom que haja uma tradição que nos obrigue a reunir para recordar momentos, para rir de memórias antigas e claro, para tirar fotografias como esta.


Não se esqueçam de participar no primeiro giveaway do LUCKY 13! O vencedor escolhe o prémio!

6 comentários:

  1. Oh tão querido :) Espero um dia poder ter encontros destes com os meus primos :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro a ideia ! :D
    p.s. Do teu lado, vocês têm todos o mesmo sorriso, é tão xxxiro xD

    ResponderEliminar
  3. Oh, tão giro +.+ adorava ter algo do genero, porque a minha familia é gigante e era super giro conseguir reunir os meus primos todos num almoço/jantar xb eu não sou a mais nova, na minha familia o mais novo é o meu irmão de 6 anos e o primo mais velho tem 38 ou 39, nasceu antes da minha mãe... mas era super engraçado fazer algo assim xb

    ResponderEliminar
  4. r: eu tenho uma familia unida, mas sou mais unida aos meus tios do que aos primos xb porque somos de diferentes gerações, então basicamente só estou ligada com três ou quatro dos meus primos, que são aqueles que ainda vão acompanhando os pais e coisas assim xb mas estou satisfeita com a familia que tenho ;b

    ResponderEliminar
  5. Eu e os meus primos do meu lado materno também temos essa tradição. Todos os anos vamos jantar mas no nosso caso é em Agosto, quando estão cá todos (por causa dos que vivem no estrangeiro). É sempre bom! :)

    ResponderEliminar
  6. É bom isso acontecer! Eu não tenho esse hábito porque todos os meus primos estão muito longe e, da família da parte da minha mãe que é a que conheço melhor, somos apenas 3 os que têm mais de 20 anos. Os restantes é tudo abaixo.

    ResponderEliminar