Thirteen

FAMÍLIA | Vovó Idalina

A minha avó tem noventa e três anos e, à excepção dos joelhos que lhe dão alguns problemas, é uma guerreira que dá quinze a zero a muitas miúdas de vinte. Nasceu na época do Jazz e dos vestidinhos soltos, na época das plumas e da dança frenética. A minha avó nasceu em 1920 e passou por épocas difíceis mas ainda continua aqui para as curvas, pronta para nos fazer as vontades e para nos dar gozo de vez em quando. Não vê a Casa dos Segredos nem os programas da tarde e não admite que lhe digam que está "velhinha". Gosta de ver as suas novelas no fim do jantar mas escolhe sempre os canais de informação e os jornais, que aprendeu a ler sozinha, durante a tarde. Não sabe escrever mas cozinha como ninguém e remenda as minhas roupas de forma imperceptível. É uma vaidosa do pior e não sai de casa se não tiver o cabelo arranjado ou a saia imaculada mas é também a avó mais bonita e a mulher que mantém a nossa família unida.

A minha avó viu entes queridos a deixar o mundo cedo demais mas também viu a sua família preferida a multiplicar-se e a espalhar-se pelo continente europeu. Tem nove filhos, vinte netos, onze bisnetos e uma data de filhos, netos e bisnetos adoptivos. Tem uma família que, com mais ou menos frequência, regressa sempre para a visitar e é dona de uma elegância inquestionável que nunca muda nem envelhece. A minha avó tem uma cultura incrível e sabe conversar sobre desporto, política e moda. Sabe sempre o que é melhor para nós e sabe sempre como nos deixar bem dispostos depois de um momento mau. A minha avó defende-me sempre, não tem problemas em dizer o que pensa (sempre com bom senso!) e, quando conversa com outra pessoa, refere-se a mim como "a menina" porque eu sou a neta mais nova e hei-de o ser sempre. É uma das pessoas mais engraçadas que alguma vez conheci e é "só" uma das pessoas que eu mais admiro neste mundo. Será, sem dúvida, uma das pessoas que me fará mais falta quando partir.

Suadade | via Tumblr

13 comentários:

  1. Aw que querida :) Um beijinho à avó :))

    ResponderEliminar
  2. A minha bisavó se fosse viva também tinha a idade da tua :)
    Os meus avós também são tudo para mim, nem quero pensar quando for a altura deles partirem :(

    ResponderEliminar
  3. para cima dos 90, já é mesmo andar na vida para as curvas. Espero que continuem muito muito unidas! *

    ResponderEliminar
  4. Faz hoje 5 anos que a minha avó faleceu :x era apenas 2 anos mais nova que a tua. Gostei de ler este teu texto, fez com que ficasse um pouco mais perto da minha :)

    ResponderEliminar
  5. A minha avó tem mais ou menos a idade da tua e é dona de uma farmácia e ainda lá trabalha! É, sem dúvida, o meu ídolo :)

    Temos umas avós mesmo fixes ahah

    ResponderEliminar
  6. A tua avó é realmente espetacular! A minha avó materna se fosse viva também teria 93 anos, mas eu nunca a conheci... Tens uma sorte imensa em ainda teres a tua contigo! :)

    ResponderEliminar
  7. Aww que querida. É bom poder contar com alguém assim.

    ResponderEliminar
  8. agora deixaste-me com uma lagrimazinha no canto do olho :') aproveita bem esse tempo que tens com ela! ela merece e tu também :D

    ResponderEliminar
  9. A tua avó deve ser uma castiça! É bom ter alguém assim :)

    ResponderEliminar
  10. Que post bonito tu fizeste sobre ela :)

    ResponderEliminar
  11. Carol, podes ser uma velhinha com 27 gatos, mas aposto que vais ser como a avó Idalina, cheia de estilo e cheia de energia, ainda a dançar ballet xb

    ResponderEliminar