Thirteen

FOTOGRAFIA | A Matilde

A Matilde é a minha Canon 600D. Comprei-a no início do ano e houve várias pessoas que me pediram para elaborar uma publicação deste tipo assim que partilhei a novidade mas só agora é que me sinto minimamente à vontade para o fazer. Confesso que ainda não consegui explorar todas as suas funcionalidades (até porque a época de exames se meteu pelo meio) e é óbvio que ainda tenho muito para descobrir e aprender mas espero, ainda assim, conseguir esclarecer-vos da melhor forma possível relativamente à máquina fotográfica em questão. 

Começando pela pergunta que me fazem com maior frequência à descarada em todas as redes sociais... afinal quanto custou a Matilde? Pois bem, o kit do corpo da máquina e da lente de 18-55mm (que normalmente faz parte de todos os conjuntos) estava marcado, na Worten, a 449€. A minha ideia era esperar mais uns meses antes de o trazer comigo para não ficar com o mealheiro completamente vazio mas assim que vi o desconto de 20% em talão considerei que era uma excelente altura para a adquirir depois de quase três anos de poupanças. Não me arrependo. Na realidade, a Matilde custou-me 355€ e eu não poderia estar mais satisfeita. Comparando-a com outras, na minha opinião foi um verdadeiro achado na medida em que é um investimento para a vida. Havia outros kits, com duas lentes ou com acessórios acrescidos (como comando, tripé e afins) mas, dadas as circunstâncias e dados os preços, achei que não valiam a pena e optei por trazer apenas o kit básico que estava a um preço incrível. No futuro investirei em lentes (admito que já tenho algumas na minha wishlist) mas, por agora, sinto que estou bem servida e nem sequer pretendo fazer essas aquisições nos próximos meses.

Para quem quer apostar mais na área da fotografia mas não precisa duma máquina realmente profissional, a Canon 600D é uma excelente opção. Depende sempre das necessidades e gostos de cada um mas, no meu caso, achei que era a indicada. Eliminei logo a hipótese de ter uma mais avançada (como a 700D ou algo do género) porque, para mim, a relação qualidade/preço não compensava. As diferenças entre os dois modelos eram mínimas e não eram melhorias essenciais para mim. No entanto, também não quis a 1100D ou um modelo inferior porque a diferença de preço não era assim tanta (graças ao desconto que encontrei) mas as características da máquina já o eram. Não queria uma muito básica porque quero evoluir e não tenciono trocar de máquina nos próximos dez anos (ou mais, se tudo correr bem) mas também não preciso duma coisa ultra-profissional porque, para mim, esta é uma máquina de quotidiano que servirá, também, para eu ter mais conhecimentos fotográficos e matar o bichinho que se apoderou de mim de há uns anos para cá.

Quando tirei as primeiras fotografias com a Matilde, reparei logo na qualidade das mesmas. É uma máquina intuitiva e fácil de usar (com ecrã rotativo e botões que não atrapalham) que faz com que toda a gente consiga captar momentos bonitos sem qualquer tipo de dificuldade independentemente de saber exactamente o que está a fazer. A Matilde é excelente e vale cada cêntimo. Quem percebe minimamente do assunto tira fotos excelentes, quem percebe imenso de fotografia tira fotos incríveis e, quem não percebe nada, tira fotos muito boas. Não há como falhar porque há programas indicados para cada situação e para cada fotógrafo. Nunca a usei no programa automático porque, para mim, é um desperdício ter uma máquina destas e não a explorar e experimentar mas, no geral, é boa para qualquer pessoa que goste de fotografia e que queira ir para além das fotos captadas pelas máquinas digitais compactas. Não estou arrependida por tê-la comprado (quem me dera tê-la tido mais cedo!) e não a troco por nada. A Matilde anda comigo para todo o lado (o Gui até lhe ofereceu um lacinho!) e já é um membro oficial nos meus grupos de amigos! Recomendo sem hesitar.

Untitled | via Tumblr

Não se esqueçam de participar no segundo giveaway do LUCKY 13! O vencedor escolhe o prémio!

14 comentários:

  1. Gostei da publicação! Mas adoro (mesmo!) o nome que deste à máquina ahaha xD

    ResponderEliminar
  2. Gostei da publicação! Mas adoro (mesmo!) o nome que deste à máquina ahaha xD

    ResponderEliminar
  3. r: ahah ainda bem porque tinha receio de que não fosse bem aceite ou tivesse outra conotação que não era a pretendida!
    obrigada, Carol!

    ResponderEliminar
  4. Assim que tiver oportunidade vou também poupar dinheiro para uma, tenho namorado a máquina, mas ainda não tive oportunidade para poupar.

    ResponderEliminar
  5. Aiiiiii! Agora que vi esta publicação fiquei ainda mais tentada em cometer uma loucura e ir comprar a maquina e pronto! Já ando a namorá-la há algum tempo mas não arranjo coragem (especialmente agora que comprei um pc novo)... Isso não se faz!!! ;p

    http://www.chasingrubiesbyflor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. hahah amei! tenho de dar nome à minha também!

    ResponderEliminar
  7. Um dia também quero uma máquina dessas. Achei tanta piada ao lhe teres posto um nome

    ResponderEliminar
  8. Também a comprei, e não me arrependo nem um bocadinho. Tinha a 1000d e é uma diferença maluca.

    ResponderEliminar
  9. Olá Matilde! Espero que deixes a Carolina muito feliz. Talvez um dia eu compre uma prima tua ou até irmã :)

    ResponderEliminar
  10. Esta máquina acabou de entrar para a minha wishlist :) *

    ResponderEliminar
  11. A minha vem morar comigo este verão. Ainda não sei se opto pela 600D ou pela Nikon D5100, são muito semelhantes e têm ecrã rotativo que dá muito jeito :)
    R. A mim não me propuseram a opção do giveaway, disseram que poderia ter os créditos para gastar na loja e mais tarde organizar-se-ia então um sorteio :)

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho exactamente a mesma! Deve ser prima da Matilde ahaha

    ResponderEliminar
  13. Que gira a Matilde :) Depois partilha connosco algumas das fotografias ;)

    ResponderEliminar
  14. Já li!
    (desculpa ter perguntado noutro post)
    Digo-te que fiquei ainda mais curiosa para saber mais sobre a máquina e que a compraste a um preço imensamente bom! Acho que vou optar também por ir juntando dinheiro e tal e depois quando aparecer uma altura de promoções ir vendo se me calha uma compra tão boa na rifa! Vou andar a ver a worten e a rádio popular.

    ResponderEliminar