Thirteen

CINEMA | Amanda Knox: Murder On Trial in Italy [2011]

O argumento de "Murder on Trial in Italy" foi realizado para a televisão (mais precisamente para o canal Lifetime) e acabou por se tornar numa longa-metragem interessante que tem o objectivo de pôr as pessoas a pensar sobre o que realmente aconteceu numa história verídica que envolve estudantes no estrangeiro e um homicídio. Será que Amanda foi mesmo responsável pela morte de Meredith? Será que o seu namorado foi cúmplice? Será que há personagens envolvidas que nunca levantaram qualquer suspeita? A dúvida está sempre presente. Não é um filme incrível mas faz-nos questionar tudo. Obriga-nos a pensar sobre as notícias que foram sendo divulgadas nos últimos anos, causa-nos confusão e obriga-nos, ao mesmo tempo, a tirar as nossas próprias conclusões sobre os factos que vão sendo apresentados. Capta a nossa atenção e isso dá-lhe logo uns pontos extra. Um filme tem de me entreter e este conseguiu fazê-lo.

A sua estrutura narrativa - talvez por ter sido um filme criado com o objectivo de ser transmitido no pequeno ecrã - faz-nos lembrar uma reportagem ou até mesmo um longo episódio duma novela mas isso não é necessariamente mau. Por outro lado, os cenários, a imagem e a curta duração dos acontecimentos fazem com que não haja espaço para grandes manobras e, na minha opinião, podemos até dizer que há um tom superficial associado à forma como o conteúdo do filme chega até nós. Não se aprofunda a personalidade das personagens, não se aborda a relação familiar ou de amizade entre elas e não se apresenta nenhum perfil pessoal bem definido sobre ninguém (a personagem principal, por exemplo, vai saltitando entre a imagem de assassina e vítima porque não temos informação sobre a sua mentalidade nem mesmo sobre o seu historial).

Quando o filme termina continuamos com dúvidas relativamente à resolução judicial ideal exactamente como acontece na história da vida real que lhe é correspondente. Houve um crime e essa continua a ser a nossa única certeza mas a verdade é que não fazia sentido inventar um fim para uma história que ainda está inacabada. É um filme que, apesar de tudo, merece ser visto. Não sinto que tenha sido tempo perdido e, apesar de não ter o adorado de morte (humor negro?!), gostei. Fiquei a ter mais conhecimentos factuais sobre este homicídio, pelo menos.



Publicação escrita em parceria com a FOX Life.

6 comentários:

  1. Eu vi esse filme a semana passada na FOX Life, também!
    Até gostei, é um bocadinho diferente do tipo de filme que costumo ver/gostar, mas entreve-me!

    ResponderEliminar
  2. esse filme já anda a passar há um tempinho e também já vi umas duas vezes.
    desenvolvimentos disto tudo foi que ela está em liberdade, com novo namorado e nos Estados Unidos. Pelos vistos a Itália quer rever todo o processo e a não ser que a obriguem a ir para a Itália ela diz que não volta. Enfim...

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda não vi esse filme, mas confesso que gosto imenso dos filmes que a FOX Life anda a transmitir :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar deste filme, mas até fiquei com curiosidade. Nada como ver para tirar as minhas conclusões :)

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho visto esses filmes que a Fox Life vai passando mas este por acaso não vi!

    ResponderEliminar
  6. Parece muito interessante, tenho que ver :)

    ResponderEliminar