Thirteen

TELEVISÃO | Shark Tank

Aqui está um programa de televisão que vejo sempre que tenho oportunidade. Shark Tank - ou O Lago dos Tubarões, em português - é um reality show transmitido na Sic Radical e que consiste, basicamente, em apresentações de produtos de todos os tipos por parte de empresários que procuram convencer cinco milionários a investir nas suas ideias de negócio. Eu cá acho que os concorrentes (será que lhes posso chamar assim?) vão até ao estúdio para ter publicidade gratuita mesmo quando sabem perfeitamente que não vão arrancar sequer um cêntimo dos investidores mas, ainda assim, gosto de conhecer as ideias brilhantes (ou desastrosas) que vão surgindo em terras americanas.

É um programa diferente do habitual apesar do seu formato simples. Capta a atenção do espectador e traz-nos conhecimentos actuais sobre a economia mundial, o mercado interno americano e o mercado externo. Confesso que fico fascinada com a diversidade de produtos, de empresas e de negócios propostos, já para não falar que há sempre o factor surpresa antes do candidato começar a tentar convencer os cérebros milionários (que fazem sempre as escolhas mais acertadas e estratégicas) de que o seu negócio é o ideal. É uma série que, para além de nos ensinar a pensar de forma distinta perante a observação dos produtos e do respectivo mercado, também nos mostra boas e más apresentações que podem funcionar como vídeos de aprendizagem para as nossas próprias apresentações e entrevistas. É um daqueles programas que provavelmente em Portugal não funcionaria mas que, nos Estados Unidos, - e, especialmente, da forma como foi criado - faz todo o sentido. Já descobri tantas pessoas que enriqueceram graças a produtos parvos que é caso para dizer que nunca se sabe se a ideia mais estranha e simples não é, na realidade, a mais brilhante.

16 comentários:

  1. Nunca vi esse programa, mas pela descrição parece ser bem engraçado

    ResponderEliminar
  2. Já vi algumas vezes e acho sempre engraçado ver os produtos que são apresentados.
    Muitas das vezes as técnicas de marketing vendem muito bem um produto que pode ser inútil. Tem tudo a ver com o desejo de consumo.

    ResponderEliminar
  3. Eu vejo sempre que tenho oportunidade. :)

    ResponderEliminar
  4. Já ouvi falar imenso deste programa, mas confesso que nunca vi!

    ResponderEliminar
  5. Vi uma vez e adorei. Acho que tem piada tanto os concorrentes, como os produtos mirabolantes que os levam lá. É um programa diferente, que no seu formato americano, tem um sucesso enorme. Cá em Portugal, tal como disseste e muito bem, não me parece que teria assim tanta pinta, digamos. :)

    ResponderEliminar
  6. adoro esse programa! sempre que posso vejo :)

    ResponderEliminar
  7. Quando vejo que está a dar fico logo colada!

    ResponderEliminar
  8. É dos meus programas preferidos :)

    ResponderEliminar
  9. Adoroooo s.t :)

    Adoro HIMYM :p acho que vou rever heroes que adorei :)

    Que curso fixe, eu estou em CC :)

    ResponderEliminar
  10. Acho o programa interessante e, de vez em quando, espreito alguns episódios.

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto muito de ver também para retirar de lá lições como "Como fazer negócio", "Como defender o nosso produto" :p

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito! Vejo todos os dias, mas já anda a repetir muito.
    Sabias que ja houve um portugues a conseguir uma parceria? Li isso hà dias numa notícia.

    ResponderEliminar
  13. um dos meus programas favoritos :)

    ResponderEliminar