Thirteen

VIDA ACADÉMICA | Bloggers na Faculdade

Hoje na aula de Instrumentos Básicos de Gestão fizemos algumas apresentações à turma no âmbito das estratégias a aplicar em determinadas situações. A ideia era continuar um trabalho que tínhamos feito anteriormente apresentando agora as soluções para os pontos fracos que havíamos abordado na análise SWOT (uma análise que visa definir quais os pontos fortes e fracos da empresa e ainda as oportunidades e as ameaças da mesma). O meu grupo escolheu o Brasil já que o tema está na ordem do dia graças ao Mundial de 2014 (e quem me dera lá ir!!) mas houve quem escolhesse companhias aéreas, empresas de rent-a-car ou até mesmo outros países e algumas regiões portuguesas. 

Uma dessas regiões - apresentada por um dos meus colegas - foi o Gerês. Podia ter sido uma apresentação normal (e até aborrecida) mas ele optou por uma abordagem diferente. Escolheu elementos da turma para desempenhar papéis importantes dentro dessa região e cada um devia pensar e sugerir soluções para os problemas da sua área (improvisada) mais específica. Escusado será que dizer que ele teve apenas de fazer a conclusão do seu próprio trabalho e a ligação entre "entidades" mas isso não importa nada porque foi criativo. Havia o Presidente da Câmara, havia o candidato da oposição, havia proprietários de restaurantes, bares, bancos e hotéis e, entre eles, estava eu a demonstrar a minha opinião como blogger, pois claro.

Apesar de não esconder o meu blogue a ninguém - ainda que também não o anuncie aos quatro ventos - não estava à espera que o meu colega se lembrasse deste meu passatempo (nem tão pouco sabia que ele, em particular, tinha conhecimento deste espaço) e confesso que fiquei surpreendida. No entanto, fiquei mais ainda quando reparei que ele decidiu colocar neste pequeno desafio uma blogger em detrimento duma jornalista. Temos um professor que refere as "press trips" imensas vezes mas nem toda a gente aceita essas viagens da melhor forma e por isso admito que não esperava tal referência. Esta situação só vem provar que o mundo dos blogues tem sido cada vez mais reconhecido. Toda a gente sabe que os blogues são uma forma de promoção inegável e eu tenho vindo a notar que também estão a chegar à área do turismo da mesma forma como chegaram à área da moda e dos cosméticos. Sinceramente, é bom saber.

10 comentários:

  1. O que me faz manter o anonimato, mas do que querer esconder quem sou, é não saber como as pessoas, à minha volta, se iriam comportar.. Será que as conversas iam ser centradas à volta disso? Ou será que, como tu, nem ligavam a isso?

    ResponderEliminar
  2. Por acaso, tenho exactamente as mesmas dúvidas da Leonor...

    ResponderEliminar
  3. wow deve ter sido um excelente trabalho e ter-se lembrado de ti e deste teu lado foi a cereja em cima do bolo.

    ResponderEliminar
  4. Era tão giro ir a um restaurante e "a bloguer yyy recomenda a francesinha". Espero que cada vz mais sejam reconhecidas! (vocês blogguers, eu ainda estou no inicio!)

    Leonor
    http://dancingsh-oes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. R: Se algum dia perguntarem se o blog é meu, obviamente que vou dizer que sim. No entanto, não sei se irão reagir bem (gozando com a situação). Existe muita gente que ainda não percebe o porquê de as pessoas gostarem de escrever em blogs. Embora um blog, seja algum muito parecido a uma rede social utilizada pelos jovens (facebook, twitter, tumblr).
    Acho que preferirei ser eu a contar às pessoas do que elas descobrirem...

    ResponderEliminar
  6. Foi um bom reconhecimento. Eu estou neste momento também a fazer um trabalho com a análise SWOT para gestão :)

    ResponderEliminar
  7. Qualquer dia esse exercicio transforma-se em realidade e serás tu uma das bloggers convidadas! Escreves bem E és da área do turismo por isso tens vantagem sobre as que já estamos fartas de ver :)

    Maria

    ResponderEliminar