SWEET CAROLINE | Sobre a Flexibilidade Mental

Tenho uma mentalidade flexível e isso agrada-me bastante. Posso ter as minhas convicções bem entranhadas em todos os centímetros do meu ser e posso defender com unhas e dentes o que sinto mas sei que tenho, em simultâneo, a capacidade de avaliar uma situação e de não desatar aos berros quando alguém demonstra uma perspectiva diferente da minha. Ser convicto e determinado é uma coisa. Ser teimoso só porque sim é outra completamente diferente.

Explicar o nosso descontentamento perante uma opinião e fortalecer outro ponto de vista através de argumentos válidos que nos fazem chegar mais longe numa discussão é uma mais-valia. Por muito delicada que seja uma questão, existem sempre os dois lados e ter uma mente suficientemente flexível  - que nos permite corrigir os nossos erros e que nos permite perceber que, por vezes, há decisões melhores e pessoas com conhecimentos mais abrangentes que nos podem ser realmente úteis em tudo - é motivo de orgulho. Dizer que é necessário abrir horizontes é muito bonito mas é ainda mais bonito quando conseguimos ser capazes de admitir que a nossa opinião é passível de correcção e de evolução. Por muito convencida que eu possa soar ao afirmá-lo, orgulho-me de ter em mim própria essa flexibilidade mental que tanto aprecio nos outros. Não podemos apenas desejar que a sociedade evolua. A mudança começa nos centímetros do nosso ser. Nós somos o primeiro exemplo.

what-id-wear:

What I’d Wear : The Outfit Database
(source : Kayture )

8 comentários:

  1. Essa flexibilidade mental é algo muito bom na sociedade em que vivemos. É uma grande qualidade reconhecer quando estamos errados, tal como defender o nosso ponto de vista, mas reconhecendo sempre que a opinião da outra pessoa é válida e é muito bonito respeitarmos que todos nós temos pontos de vista diferentes. O que muita gente não entende é que não são só eles as mentes certas, e que temos uma vasta panóplia de opiniões e opções. Não é por passarmos a concordar com certa opinião que estamos a ser manipulados, e reconhecer isso é muito importante, porque lá está, é sinal de evolução.
    Identifiquei-me bastante com as tuas palavras!

    ResponderEliminar
  2. Às vezes, ouvimos as pessoas dizerem que pretendem fazer x, mas que pensam não valer de nada pois os restantes também não o fazem. Mas a sociedade somos nós, e as coisas conseguem-se através do exemplo do próximo.
    É muito bom respeitar e reflectir sobre a opinião do outro, pois essa mesma opinião pode acrescentar, sem modificar, algo à nossa.

    ResponderEliminar
  3. Nem mais. Se nós não aceitarmos algo como podemos pedir aos outros que o o façam? A sociedade evolui e com elas as mentes têm necessidade de evoluir. E cabe a nós começar essa mesmo adaptação.

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente! Eu sou determinada em certas coisas mas noutras não e dou sempre razão a uma pessoa que sei que sabe mais sobre um determinado assunto do que eu. Odeio é quando eu sou assim para alguém e essa pessoa não é capaz de me retribuir isso... e odeio o facto de algumas pessoas, como o meu pai e a minha mãe, não darem grande valor à minha opinião só porque " sou muito nova". Lá por ser mais nova do que eles não quer dizer que não saiba mais sobre x do que eles... Enerva-me mesmo porque eu não faço isso com eles.
    R: deve ser mesmo emocionante :)

    ResponderEliminar
  5. Tudo dito. Tambem tenho essa flexibilidade, não só no corpo, mas também na mente. Aceito e respeito as opiniões dos outros, mas também aceito a minha "derrota", complemento os meus conhecimentos com os conhecimentos dos ouros e todos os dias fico mais rica.

    ResponderEliminar
  6. Nem mais! É uma capacidade que aprecio muito no ser humano, embora às vezes encontramos mentes menos flexíveis e que nos dão argumentos estúpidos e arrogantes a cada contra-argumento nosso.

    ResponderEliminar
  7. Não podia concordar mais contigo, e a blogosfera tem sido umas das coisas que mais "estica" a minha flexibilidade mental até não poder mais. Tenho aprendido muito por estes lados :)

    ResponderEliminar
  8. Eu também tenho essa capacidade e acho que só tem vantagens :)

    ResponderEliminar