VIDA ACADÉMICA | O Ingresso no Ensino Superior

Desde o décimo ano que tenho vindo a notar uma crescente obrigatoriedade social de ingressar no Ensino Superior. Como se todas as profissões que vão para além da Medicina, do Direito, da Biologia e das Ciências da Comunicação fossem profissões menores. Como se as pessoas que não têm uma licenciatura fossem vistas como seres inferiores por não terem, efectivamente, frequentado meia dúzia de aulas, feito não sei quantos exames, acumulado créditos e recebido um diploma.

O Ensino Superior não é para todos. É para quem quer lá estar e, por muito cruel que isto soe, é para quem pode e para quem tem capacidades para tal. Há quem não queira pôr os pézinhos na Universidade, há quem não tenha desenvolvido qualquer interesse por um curso e há quem simplesmente tenha outras prioridades. Há cursos técnicos. Há formações. Nem toda a gente tem que ser médico ou advogado. Nem toda a gente o quer ser e, numa altura de decisões, vocês - finalistas de Secundário - têm que pensar nos vossos objectivos, ignorando todo e qualquer comentário que vos influencie. Serão vocês a lidar com a pressão das aulas e dos exames. Serão vocês a acordar cedo. Vocês traçarão os vossos objectivos. O vosso futuro. E se não querem ingressar no Ensino Superior, não o façam. Não roubem lugares às pessoas que lutaram. Não tentem viver uma vida que alguém escolheu para vocês. Não sejam infelizes. Sejam conscientes.

Se acham que uma licenciatura vos dará ferramentas para alcançar os objectivos que têm em mente, continuem o vosso percurso académico e entrem na etapa que vos ensinará muito sobre a profissão que ambicionam, sobre a vida e sobre vocês próprios. No entanto, se pensam que a universidade serve para bebedeiras e saídas à noite, não concorram. Não se candidatem se não tencionam ir às aulas ou se não têm sequer vontade de ingressar numa turma nova. Não abram o site da DGES se, na vossa cabeça, a vossa profissão de sonho não está relacionada com uma Universidade ou um Instituto Politécnico. Há opções que não incluem o Ensino Superior e que são tão dignas como essa que se transformou em "lei social". Se querem ser carpinteiros, força. Se querem ser nutricionistas, sigam em frente. Se querem ser médicos, tentem. Se querem ser jardineiros, lutem por isso. A vida vai muito além das profissões que temos à nossa disposição no Ensino Superior e, neste momento, cabe a cada um de vocês encontrar a indicada. Lutem por aquilo que ambicionam sem ligar a comentários tristes ou despropositados. O futuro é vosso. Que seja aquele que idealizaram mesmo com todos os obstáculos que terão de enfrentar pelo caminho.

15 comentários:

  1. Agora deizastes me a pensar no meu futuro e nessas coisas todas

    ResponderEliminar
  2. Cada vez mais, noto que, as pessoas estudam para além do ensino obrigatório como se fosse o degrau seguinte, sem existir outras opções. Sem existir o piso onde estão, ou o elevador que está mesmo ao nosso lado.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente contigo... eu ingressei no ensino superior porque queria, porque simplesmente não sabia como ia passar um ano sem ter de estudar, sem ter objectivos. Mas é verdade o que dizes, conheço pessoas que vão para a faculdade, mesmo só para tirar um curso, porque querem dizer que estão na faculdade, em x sítio ou em y. Que nem têm vontade de estudar e não o querem fazer, que nem gostam do que estudam mas estão lá porque os papas querem que os filhos vão para faculdade. Nem que demorem 10 anos a sair de lá. Querem ir para a faculdade por isso que disseste, pelas bebedeiras, saídas à noite, para viverem sozinhos, longe dos pais. Claro que podem também querer isso mas acima de tudo deve haver uma vontade de realizar o curso...
    É a sociedade.

    ResponderEliminar
  4. R: Tenho a certeza que daqui a uns dias já vais para a piscina ou praia ;)

    ResponderEliminar
  5. E depois vão ocupar lugares ás pessoas que realmente querem. Pois.

    ResponderEliminar
  6. Agora falaste bem!

    Existe sucesso para além dos canudos superiores!
    Mas tudo exige empenho e dedicação! Esforço!

    (My Pretty Mess ♥)

    ResponderEliminar
  7. E não há mais nada a acrescentar...
    Concordo com cada vírgula.

    ResponderEliminar
  8. Excelente post, faz-nos pensar naquilo que realmente queremos

    ResponderEliminar
  9. Não podia concordar mais! Excelente :)

    ResponderEliminar
  10. Não podia estar mais de acordo contigo :)

    ResponderEliminar
  11. Agora é que disseste tudo! :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar