GUARDA-ROUPA | A Mais Recente Polémica do Grupo Inditex

Na Zara chamavam-lhe a "t-shirt do xerife" mas os comentários negativos surgiram assim que a imagem começou a ser partilhada pelas redes sociais. Os mais sensíveis diziam que a camisola em questão fazia lembrar os uniformes dos prisioneiros judeus em campos de concentração e o grupo Inditex foi obrigado a agir rapidamente optando por ceder às pressões.

De acordo com os jornais internacionais, o artigo encontrava-se à venda em vários países por 12,95€ e as denúncias principais surgiram na França, na Dinamarca, na Suécia e em Israel. O site da Zara em Israel pediu desculpa aos consumidores via Twitter e prometeu retirar o produto das prateleiras das lojas de todo o mundo. A Zara portuguesa garante que a camisola já não está à venda em solo lusitano e diz ainda que "o design do produto foi inspirado na estrela do xerife de filmes clássicos de Western". O comunicado refere que "a Zara é uma empresa onde mais de 180 nacionalidades trabalham juntas" e faz questão de salientar que é uma marca "construída por pessoas que respeitam todas as culturas, raças e religiões rejeitando veemente qualquer forma de discriminação".


14 comentários:

  1. Não tinha conhecimento disto! Sinceramente quando olho para a camisola a primeira coisa que me vem à cabeça não é o uniforme das vitimas do holocausto!!

    ResponderEliminar
  2. Eu até gosto da camisola e nunca iria associá-la aos judeus, mas olhando bem para ela, é parecida...

    ResponderEliminar
  3. Eu até gosto da camisola e nunca iria associá-la aos judeus, mas olhando bem para ela, é parecida...

    ResponderEliminar
  4. Não tinha conhecimento, nunca associaria a camisola a tal coisa :o

    ResponderEliminar
  5. deus do ceu, no que as peessoas pensam! tá bem, não é uma camisola muito bonita, mas daí a parecer uniforme de campo de concentração...enfim

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  6. Nunca iria associar esses dois assuntos sinceramente... acho que as pessoas gostam imenso de criticar. Não vejo mal nenhum no design, mas isso sou eu!
    r. Candidatei-me a Psicologia querida (:

    ResponderEliminar
  7. Acho um pouco rebuscada a medida de retirar do mercado. Há certas roupas piores que fazem lembrar coisas piores e continuam à venda!

    ResponderEliminar
  8. Não sei se já repararam mas num mundo onde cada vez existe menos discriminação as pessoas em causa sentem-se cada vez mais discriminadas, enfim, um exagero na minha opinião!

    ResponderEliminar
  9. Já vi tantas camisolas parecidas a essa à venda! As pessoas fazem de tudo um bicho de sete cabeças! Qual é a tua opinião?

    ResponderEliminar
  10. Porque é que a Zara antes de lançar o produto, não pensou que podia realmente ser parecida ao uniforme das vitimas do Holocausto, se têm assim tanta gente de diferentes culturas a trabalhar para eles? Eu também achei super parecida.

    ResponderEliminar
  11. R: Pois, eu percebo o teu ponto de vista!

    ResponderEliminar
  12. Realmente a nós não nos incomoda porque estivemos um bocadinho longe dessa tragédia... eu nem me lembraria disso mas noutro países o assunto é completamente diferente. Independentemente do que faz lembrar acho a camisola feia.

    ResponderEliminar
  13. Acho a camisola muito bonita. Apesar de achar que se associa aos judeus :S

    ResponderEliminar