Thirteen

VIDA ACADÉMICA | E o Material Escolar?

Uma caneta e um conjunto de folhas brancas - que, mais tarde, organizo numa capa de argolas - costumam ser suficientes para guardar os apontamentos que escrevo como uma verdadeira profissional. Em casa ficam os livros de apoio ao estudo, as fotocópias (se não precisar delas nas aulas), os marcadores para sublinhar e os post-its. Recuso-me a andar carregada - é um facto - e limito-me sempre ao básico. Sou pragmática e dispenso as mil e uma canetas coloridas, o estojo a abarrotar, as toneladas de cadernos, o tubo de cola, os lápis de cor e as folhas de cartolina. Neste primeiro ano não gastei muito dinheiro em material escolar e tenciono continuar desta forma. É uma liberdade que temos desde o primeiro dia de Faculdade (se não estivermos em cursos mais específicos como Design ou Arquitectura) e que eu aproveito sem hesitar. Posso parecer a desorganização em pessoa mas acreditem: os meus apontamentos estão sempre imaculados e mais do que prontos para serem estudados e emprestados as vezes que forem precisas em qualquer circunstância ou local.

Acrescentem à vossa lista de compras uma agenda se acharem pertinente. Levem o tablet convosco para as aulas se precisarem de consultar frequentemente documentos enviados pelos professores. Carreguem o computador na mochila se acharem que é mais rápido escrever os apontamentos num ficheiro. Adaptem-se mas simplifiquem. Organizem-se segundo os vossos métodos. Nenhum professor vai estar obcecado com o tamanho do vosso caderno ou com a cor da vossa caneta. Nenhum professor vai exigir folhas quadriculadas, pautadas ou lisas. Não compliquem. Sejam práticos. E, mais importante, aproveitem esta nova etapa e absorvam as palavras dos docentes - mesmo dos mais chatinhos - com todos os centímetros do vosso ser. O que conta, no fim, são as oportunidades que vocês aproveitaram e os conhecimentos que adquiriram. Boa sorte!

christiescloset:

Yeah so far, its alright, alright, baby

Não se esqueçam que podem participar no passatempo em parceria com a Pinkable Cases até dia 07 de Setembro.

16 comentários:

  1. Era uma dúvida pertinente confesso (: obrigada por este post!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente é muito provável - ou mesmo certo - que eu terei bastante mais material para comprar. É mais uma despesa, mas lá terá que ser :)

    ResponderEliminar
  3. também gosto de coisas simples mas adoro andar sempre com os meus marcadores, ir fazendo apontamentos e sublinhar ihihi e tens toda a razão, para quê ter cadernos todos enfeitados e material todo XPTO? não é isso que nos vai fazer ter melhores notas.

    ResponderEliminar
  4. Adoro não ter que comprar imenso material. Sabe bem estar tão livre x)

    ResponderEliminar
  5. Estava mesmo à procura de post's sobre o material escolar que era preciso na faculdade, apenas por curiosidade :)

    ResponderEliminar
  6. Eu compro sempre um caderno, acabo por perder sempre as folhas.
    O meu material é simples caderno, capa com as folhas e uma caneta ou lápis, sem contar com a agenda que não dispenso, quanto menos melhor :D

    ResponderEliminar
  7. Geralmente sou muito prática mas a verdade é que prefiro sempre os cadernos ás capas. Apesar de se tornarem mais pesados, são também uma forma mais rápida de organização (:

    ResponderEliminar
  8. Obrigada por todos estes posts que escreves em relação à "vida académica". Dão muito jeito (:

    ResponderEliminar
  9. É bom saber que são úteis, Anónimo (:
    Fico feliz por gostares!

    ResponderEliminar
  10. Esclareceste uma das minhas dúvidas (: xx

    ResponderEliminar
  11. Olá! Não quero pedir muito, mas gostava muito que compartilhasses o teu método de estudo (como estudar, como fazer apontamentos, dicas) para a faculdade. Caso não queiras, não há problema. Respeito a tua decisão.
    Estes teus post's académicos são uma mais valia. Obrigada.
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  12. Lara, eu posso tentar fazer isso um dia destes se acharem pertinente mas penso que não faz muito sentido porque isso é algo que depende muito do curso e de cada pessoa. Vou tentar, de qualquer das maneiras, e espero conseguir deixar-te esclarecida :)

    ResponderEliminar
  13. Faço exactamente como tu. Não é preciso muita coisa e não há necessidade de andarmos carregadas.

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada Carolina, vai dar muito jeito! :)

    ResponderEliminar