GUARDA-ROUPA | Polémica na Urban Outfitters

Depois desta camisola ter sido retirada das lojas Zara por ter sido associada aos uniformes dos prisioneiros em campos de concentração na época do Holocausto, surge mais uma polémica que mistura peças de vestuário e História. Desta vez, na Urban Outfitters, foi colocada à venda uma camisola com supostas manchas de sangue e o logótipo da Ken State University. A peça anunciada invoca, assim, o massacre ocorrido em 1970 na Instituição referida e faz uma alusão clara às mortes dos quatro estudantes que faleceram. 

A revelação das imagens da camisola na loja online levou, rapidamente, ao aparecimento de comentários críticos de repudio à peça em questão e a imagem acabou por percorrer os computadores de pessoas um pouco por todo o mundo. A Universidade afirmou que "esta peça é de muito mau gosto" e que "banaliza a tragédia que ainda hoje magoa a comunidade de Ken State". Em resposta, a Urban Outfitters retirou a camisola das lojas e fez um comunicado no Twitter dizendo que "nunca houve a intenção de aludir aos trágicos eventos que aconteceram na Ken State em 1970" acrescentando que "as manchas são da descoloração natural da peça". A marca garantiu ainda que os responsáveis estão "extremamente entristecidos com a situação uma vez que o design da camisola não deveria ter sido percebido dessa forma"

15 comentários:

  1. As pessoas andam com muita imaginação nas peças de roupa.. Eu tanto uma como a outra nunca associei

    ResponderEliminar
  2. Para ser sincera, as manchas na camisola são um pouco "trágicas".
    r.: Muito obrigadaa!
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  3. as manchas parecem ser mesmo sangue e não descoloração como eles afirmam.....
    gosto muito deste tipo de posts com noticias interessantes

    bjs
    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ok...
    Que se passa na cabeça destes designs de peças de camisolas ultimamente?!
    É com cada uma...

    (A do Holocausto ainda era admissível. De outro ponto de vista até podia fazer lembrar o Oeste dos cowboys etc. mas esta é... terrível.)

    Beijinho
    http://unetulipejaune.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Esta para mim é bem mais chocante que a da ZARA.

    ResponderEliminar
  6. Vi a polémica da Zara. Esta não conhecia.
    http://diariocatlover.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Credo, é mesmo horrível a camisola!
    *

    ResponderEliminar
  8. Acho que este caso é mais chocante que o da Zara, primeiro o da zara era só uma camisola às riscas (na minha opinião)!! Esta parece mesmo manchas de sangue, teriam tido mais sorte se a cor fosse outra!! Eu por exemplo não conhecia esse massacre nem essa faculdade nunca ia associar mas foi um design infeliz!!

    ResponderEliminar
  9. Embora compreenda a indignação quanto à peça da Zara, também associo mais à estrela do Xerife do que propriamente aos uniformes do Holocausto. MAS compreendo quem se indignou.

    Quanto a esta, não me venham com a história da descoloração, porque há ali umas manchinhas pequenas mais nítidas a lembrar gotas de sangue. De péssimo gosto, saliente-se.

    ResponderEliminar
  10. Embora compreenda a indignação quanto à peça da Zara, também associo mais à estrela do Xerife do que propriamente aos uniformes do Holocausto. MAS compreendo quem se indignou.

    Quanto a esta, não me venham com a história da descoloração, porque há ali umas manchinhas pequenas mais nítidas a lembrar gotas de sangue. De péssimo gosto, saliente-se.

    ResponderEliminar
  11. Para além desta ser mais chocante do que a da zara, será que estes novos designers não têm aulas de história na sua formação ou andam mesmo a testar a sensibilidade das pessoas. Eu fui estudante de moda e acho inadmissível e de muito mau gosto que certos designers usem os factos mais arrepiantes da historia da humanidade para vender. Mesmo que não tivesse sido com esse intuito, a pessoa que desenhou esta camisola pensou mesmo que alguém pudesse vir a vesti-la fora da época do halloween?! Poupem-me designers, mas eu gosto de vestir roupa bonita e não de parecer a noiva cadaver.

    ResponderEliminar
  12. eia, que macabro! falta de sensibilidade por parte deles.

    ResponderEliminar
  13. Entre esta e a zara, acho que há mais razão para ficar indignados com esta!

    ResponderEliminar
  14. Estas manchas parecem mesmo de sangue, mas pronto, esta ainda «passa», a da Zara chocou-me mais...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Quanto à camisola da Zara acho que foi mais polémica do que outra coisa mas esta é claramente alusiva ao massacre! :s

    ResponderEliminar