Thirteen

QUOTIDIANO | Um Objectivo a Longo Prazo

Um dos meus objectivos para este próximo ano - porque, como estudante, um novo ciclo começa para mim em Setembro - é tentar reduzir as horas que gasto à volta das redes sociais e da tecnologia que tenho à minha disposição (não incluindo as máquinas fotográficas, obviamente). Tenho aplicações que me facilitam a vida e é um sossego ter todas as minhas notificações num só espaço mas é também problemático quando quero deixar as mensagens, as redes sociais e os emails de lado durante algum tempo e já não o consigo fazer de forma natural. Quero ser capaz de me desligar do mundo virtual com maior facilidade e de ter alguns momentos menos modernos nesse sentido e essa mudança só depende de mim portanto vou esforçar-me para que aconteça.

Tenho evitado pegar no telemóvel e no computador durante as refeições - mesmo durante as que faço sozinha - e tenho sido capaz de me impedir de pedir a palavra-chave da rede nos restaurantes a que vou mas isso não me parece suficiente. Vivemos num mundo demasiado tecnológico e eu, que valorizo tanto as pequenas coisas, os pequenos detalhes e os momentos mais íntimos e pessoais, dou por mim a pensar que muita coisa provavelmente me passa ao lado por causa desta minha faceta de tech geek. Tenciono alterar isso com o tempo e tenciono começar agora. Quem se junta a mim?

 (1) Tumblr

21 comentários:

  1. A questão de usar o pc enquanto como sozinha sabe-me tão bem. Não consigo comer sozinha, deixa-me triste!
    Mas não gosto quando vou sair com pessoas que passam a noite a tirar fotos ao café e à comida para pôr no instagram/facebook. Não me sinto confortável com isso. Gosto de, simplesmente, estar lá.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho pegado num livro ou simplesmente desfrutado da companhia da minha cadela, quando como sozinha. Quando estou acompanhada faço tudo para não pegar no telemóvel, especialmente se já não estou com essa pessoa à muito tempo. Embora por vezes seja mais forte que eu.
    Eu junto-me a ti!

    ResponderEliminar
  3. Apesar de ter um blog e navegar imenso na internet, sou uma pessoa muito desligada das tecnologias. Dispenso perfeitamente o computador, muitas vezes utilizo-o apenas pelo blog. O telemóvel nas minhas refeições está completamente fora de questão e, não gosto quando o fazem se estiverem a almoçar comigo. As refeições são um óptimo momento para conversar e partilhar momentos do dia, aproveitando a companhia da pessoa que está mesmo ao nosso lado. Acho que é um excelente ponto de partida - se é um hábito que pretendes mudar - saberes que está a desperdiçar um mundo que te rodeia ao estares sempre ligada às tecnologias.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso, ao longo do tempo fui perdendo o interesse natural por muitas das redes sociais. Se estiver em casa, até sou capaz de passar um tempo a ver umas coisas ali e acolá mas fora de casa não uso muito a Internet, nem o telemóvel.

    ResponderEliminar
  5. Posso sempre tentar! sobretudo enquanto estudo. isso é terrivelmente desconcentrante. Já tenho desligado o telemóvel tudo à minha volta para me concentrar e continue a ser assim!

    ResponderEliminar
  6. É uma das coisas que não tenho muita dificuldade em abdicar. À relativamente pouco tempo fiquei sem telemóvel e a minha afilhada quando me viu reclamou que me tentava ligar e que não conseguia. Expliquei-lhe que estava sem telemóvel à quase duas semanas, a rapariga ficou horrorizada e tive que ouvir um "Oh, meu Deus! Como é que tu consegues?!".

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que é importante formar sempre uma opinião sobre tudo. Sendo que temos que ser capazes de aceitar a nossa mudança de opinião posteriormente, desde que devidamente justificada :)

    ResponderEliminar
  8. I'm in. E sobra-me tempo para observar e tanto mais.

    ResponderEliminar
  9. Uma dica: podias fazer um post de aplicaçoes que utiizas/aplicações que recomendas. Acho bastante útil.

    ResponderEliminar
  10. Sara, faço publicações de vez em quando sobre isso mas vou tentar que seja mais frequente porque realmente não tenho apostado muito nesse tipo de posts e tens razão, é capaz de ser útil :)

    ResponderEliminar
  11. Quando estou em cada não consigo.. Mas por exemplo quando vou de férias, levo o pc mas raramente pego nele.. e net nem vê-la.. Realmente aproveitamos melhor as coisas, mas raio da net e das redes sociais são cá um vicio

    ResponderEliminar
  12. ainda bem que falaste nisso...eu concordo com absolutamente tudo o que tu disseste e infelizmente também contribuo muito para esse problema. Acho que perco tanta coisa porque estava demasiado ocupada a olhar para baixo para o tlm..é triste e obrigada por me relembrares que é preciso mudar. Junto-me a ti ;)
    Beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. quero tentar fazer o mesmo ! principalmente quando estou com as pessoas que são tudo para mim.
    Estou de volta, obrigada pelo apoio C <3

    ResponderEliminar
  14. Parece-me um bom objectivo :) Eu, cada vez mais, me distancio do mundo digital!

    Um grande beijinho,





    All about Lady Things ♡








    ResponderEliminar
  15. Já tentei isso e não consegui... Tentei porque sentia que precisava de estudar e não me estava a concentrar o suficiente! Agora vou tentar que isso mude outra vez :)

    ResponderEliminar
  16. Eu já me juntei a ti.
    Quando se trata de refeições não toco em nenhum desses aparelhos, assim como quando vou de férias, estou num café... Ah! Ultimamente ando a tentar não agarrar no telemóvel quando estou sozinha na rua (coisa que odeio, ou seja, era automático).
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  17. Eu junto-me a ti também, também é um dos meus objetivos e não apenas passageiro. Sinto que a internet rouba muito tempo e por vezes não me faz aproveitar as coisas da vida 100%.
    Acho essencial, o ser humano ligar a tecnologias, q.b.

    ResponderEliminar