Thirteen

TEMPO DE ANTENA | A Indiferença à Diferença

"Este verão tive a oportunidade de trabalhar com cerca de trinta pessoas especiais, compreendidas entre os vinte e os sessenta anos. A APPACDM é a responsável por acolher estas pessoas tão queridas e levam de mim todo o carinho e admiração mais sinceros! Confesso que nunca tinha tido a oportunidade de conviver com alguém assim, mas reconheço: não podia ter ficado mais rendida. As responsáveis pela associação referente a Braga, nomeadamente Gualtar, fizeram pedidos a todas as piscinas do conselho para receber estes meninos e apenas duas aceitaram o desafio de braços abertos (a piscina onde trabalhei foi uma delas!). 

Ao saber deste facto fiquei muito triste! Em Braga há imensas piscinas. Como é que alguém consegue colocar estas pessoas tão limitadas? Como é que alguém tem coragem para fazer isto? Eu não conseguia! Eles são seres tão inteligentes. Adorei aqueles meninos: eles são puros, sinceros. São divertidos, têm sentido de humor. Com eles cresci imenso e levo dali uma lição de vida que jamais esquecerei. Há pessoas que valem a pena e eles, sem dúvida, fazem parte desse grupo de pessoas! No meio disto tudo, lá na piscina, havia um senhor que trabalhava connosco e que não gostava deles e o pior é que ele não disfarçava o preconceito, chegando a fechar todas as portas à chave para eles “não roubarem nada” (palavras dele!). Acho lamentável e desumano. 

Vivemos num mundo livre, é certo. Somos todos diferentes, mas cada um é especial à sua maneira, seja limitado ou menos limitado. Convivam com estas pessoas, verão que vale a pena. Encham-nos de mimos, eles merecem. Acreditem que, sem se aperceberem, eles já estão a retribuir. Desde que o mês de Agosto findou, eu tenho acompanhado os seus progressos e trabalhos e estou muiiiiito orgulhosa! É bom termos pessoas assim connosco, por vezes determinados seres humanos revelam ainda mais incapacidades! É triste, mas é a realidade. Isto tudo para dizer que um dia são eles, mas que noutro dia podemos ser nós. Por isso, meus amigos, despertemos o nosso lado mais doce e aprendamos a conviver com as diferenças."

Close Friends | via Facebook

7 comentários:

  1. Muito bonito da tua parte. Realmente essas pessoas merecem muito melhor, lá porque são diferentes no aspeto x ou no aspeto y não quer dizer que não sejam humanas e que não tenham sentimentos, há pessoas tão parvas quanto a esta questão, até mete nojo!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Carol, gostei muito!*
    Parabéns pela rubrica e pelo dinamismo!

    ResponderEliminar
  3. acredito que tenha sido grande experiencia para carolina

    ResponderEliminar
  4. ainda bem que ainda há pessoas assim =)

    ResponderEliminar
  5. É uma atitude muito bonita da parte da Carolina, e ela tem toda a razão faz-nos bem ajudar os outros.

    ResponderEliminar
  6. Que bonito da tua parte, Carolina! Sem dúvida que essas pessoas têm muito para nos ensinar!
    Beijinho*

    ResponderEliminar