Thirteen

GUARDA-ROUPA | O Drama das Calças de Ganga

Nunca senti na pele o drama de querer comprar umas calças de ganga e de não encontrar o modelo indicado para mim. Tenho ancas, rabo, pernas, gosto disso e mesmo assim sempre tive facilidade em fazer as minhas compras... até os senhores criadores passarem a achar que toooooooda a gente - que não quer vender um rim a troco duma peça de roupa - prefere calças estupidamente elásticas que apertam em tudo quanto é lado e que assentam mal. Não me convencem. São apenas desilusões sem piedade. Se assentam bem no rabo é porque são estranhas nas pernas. Se são confortáveis é porque marcam o que não devem. Se têm a medida de perna indicada, apertam ou sobram na anca. Não há como ficar satisfeita. Podia continuar com os meus argumentos completamente plausíveis mas penso que já compreenderam a ideia. Não gosto de calças demasiado elásticas e não as vou comprar.

Seja como for, a minha mãe está fartinha de coser as minhas calças preferidas porque não há forma de encontrar substitutas que evitem estas ameaças de morte constantes. Será que sou mesmo eu - que nunca tive problemas a fazer compras - que sou esquisita? Ou será que são as tendências e os criadores das peças de fast fashion que não ajudam? Fica o mistério. Safam-me os outros modelos - aos quais podemos, efectivamente, chamar de "calças" e que não se enquadram no grupo das "skinny jeans" - e aquelas peças que comprei há vinte mil anos atrás e que continuam a sobreviver dia após dia, estação após estação.

add a caption

15 comentários:

  1. Eu tenho um problema sério em arranjar calças de ganga a preços acessiveis! Agora só vejo é jeggings e coisas que tais que são tudo menos calças!! Ou então custam um rim como dizes!

    ResponderEliminar
  2. eu por acaso quase que já nem ando de calças de ganga, mas sempre que tento comprar um par deparo-me com esse infeliz problema

    ResponderEliminar
  3. Já são poucas as minhas calças de ganga porque de facto às vezes são ridiculamente apertadas

    ResponderEliminar
  4. Eu também tenho esse problema. Como já sei o que acontece foco-me a que me fiquei bem nas coxas e que dê para me baixar sem ficar com o rabo à mostra ou quase a rasgar o tecido. O resto, trata-se, arregaçando as calças, apertando, colocando cintos.. Não és a primeira nem eu sou a segunda a queixar-se disso, há imensas pessoas a fazê-lo!

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho sempre um problema para econtrar calças e só consigo gostar de calças da zara sim são caras mas duram

    ResponderEliminar
  6. Para mim é uma tortura comprar calças de ganga, sempre que saio de casa com esse objetivo a minha auto estima desce drasticamente!

    ResponderEliminar
  7. Eu também tenho esses problemas, mas a mim é as ancas, agora inventam cada uma que eu visto-as pelas ancas e depois ficam largas na cintura!

    ResponderEliminar
  8. Eu só gosto de calças justas e manchadas!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  9. Subscrevo! Aliás, tenho três calças para ir pôr a coser porque rasgam sempre no mesmo sítio mas eu recuso-me a desfazer-me delas. Foi tão difícil encontrá-las que agora não as quero perder!

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo, ainda hoje falei sobre isto! Tive uma fase em que parecia que existiam calças feitas mesmo à minha medida, hoje em dia não consigo encontrar nenhumas que me assentem na perfeição. Ou tenho de comprar 38 porque as 36 ficam-me apertadas nas pernas, ou tenho de comprar 36 porque as 38 ficam muito largas na cintura... ultimamente trago as 38 como é óbvio, mas agora tenho de passar a vida a usar cintos porque detesto mandar apertar calças!

    ResponderEliminar
  11. Já não compro calças de gana há algum tempo, talvez há uns 2 anos. Tenho 3 pares. Mais duas calças pretas e umas brancas - mas nenhuma desta é de ganga (são boas para o dress cod formal que tive, uso e tenho de voltar a usar). Mas, o que importa aqui dizer é que todas as calças de ganga que tenho são da C&A. Assentam bem, em tudo. Tenta lá ;)*

    ResponderEliminar
  12. Eu sempre tive problemas em comprar calças :(

    ResponderEliminar
  13. Eu também deixei de comprar calças em certas lojas (Zara, Pull & Bear), mesmo porque se me acentam bem nas coxas, depois ficam-me largas na anca ou outras situações que me deixam super desconfortável.
    O meu conselho é aproveitares promoções ou saldos e ires a uma H&M ou Tiffosi que têm maior variedade de modelos e é onde eu consigo encontrar calças que me acentam mesmo bem :)

    ResponderEliminar
  14. Toda a roupa deveria ser ajustada quando é comprada, eu sou modelista e designer de moda e tenho facilidade em colocar as minha peças de roupa como se tivessem sido esculpidas no meu corpo, mas sei q muita gente não tem conhecimento (ou simplesmente não tão p'raí virados) de que as roupas de loja são standardizadas, digamos que, proporcionalmente adequadas a corpos exemplares (ou não) e deste modo é dificil encontrar uma roupinha em que tudo fique no sítio e confortável. Por isso muita gente acabar por só vestir roupas com elastano e malhas, malhas, malhas... E aqui em Portugal é um enjoo de malhas, simplesmente porque as pessoas não querem comprar roupas mais largas e depois ajustá-las. É um novo tipo de mentalidade que as pessoas deviam ganhar e andaríamos todos bem vestidos.

    ResponderEliminar
  15. Eu há anos (falando como se fosse muito velha) que não compro umas calças de ganga. A verdade é que prefiro as jeggings, uma mistura entre calças e leggins. São mais ou menos parecidas a essas calças elástico que te referes mas a mim assentam-me bem e eu escolho sempre um modelo que não me aperte a carne. No entanto admito que há uns modelos horríveis, por norma são os chamados push up que não puxam nada, só apertam.

    ResponderEliminar