Thirteen

A CAROLINA RESPONDE | Máquina Lomográfica: La Sardina

"Estou a pensar comprar uma máquina lomográfica e lembro-me de teres comprado uma FishEye há uns tempos. Podes dizer-me a tua opinião acerca da La Sardina e se é uma boa câmara para iniciantes? Eu tenciono usá-la no dia a dia." 

Quando vos apresentei a minha Lomo Fisheye e vos dei a minha opinião sobre ela (aqui), expliquei-vos que as máquinas lomográficas são máquinas de baixo custo, feitas de plástico e sem grande ciência no acto de fotografar. Permitem-nos, graças ao seu carácter analógico, registar momentos, locais e pessoas na sua forma mais pura e genuína sem edições ou certezas de resultados. São, no geral, boas câmaras para iniciantes exactamente porque o seu conceito defende a tentativa-erro e o "fotografar sem pensar" que, ao mesmo tempo, nos obriga a perceber mais sobre o que funciona ou não com cada uma das câmaras em cada uma das situações (luz, ângulo...). 

A La Sardina, em particular, é uma máquina lomográfica muito popular. Tem algumas exigências - como quase todas as máquinas lomográficas - mas a sua lente grande angular, o flash externo de inspiração retro e o design original tornam-na única e divertida. A La Sardina permite-nos explorar os diferentes elementos duma boa fotografia - desde o tipo de rolo à exposição ou à utilização de filtros coloridos no flash externo - e promove a aprendizagem e a evolução do seu utilizador. Apesar de não dar origem a qualquer efeito específico (como a minha olho-de-peixe) dá origem a fotografias muito bonitas e aparentemente antigas. Os primeiros rolos poderão ser um desastre mas a La Sardina é um verdadeiro mundo e (também) eu quero uma para a minha colecção! 


Esta está-me debaixo de olho desde que foi lançada.

7 comentários:

  1. R: Obrigada pela tua opinião, mas tu entanto não concordo contigo :) não vejo mal nenhum em perguntar aos meus seguidores, os posts que mais preferem ler.
    Vou continuar o trabalho que tenho vindo a fazer no blog e espero que 2015 seja um bom ano :)

    ResponderEliminar
  2. Ohh parece ser super interessante! :D

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia a maquina, por acaso.

    ResponderEliminar
  4. Adoro lomos, adoro fotografia, portanto, eis uma que não me importava nada de ter :)

    ResponderEliminar
  5. Parece-me uma boa review, já fotografei com ela mas nunca me dispus a comprar uma visto que já tenho algumas analógicas :)

    ResponderEliminar