Thirteen

BLOGOSFERA | Quatro Dicas Para Afastar a Carolina

Música automática. Odeio entrar num blogue e ser obrigada a ter que procurar o botão para a desligar. Para mim, um espaço blogosférico é muito mais agradável e atraente se eu, como visitante, puder decidir se quero ou não ouvir aquela canção enquanto leio os conteúdos que o autor vai partilhando. Gosto de encontrar artistas e sons novos - e quando a música não é automática se calhar até carrego no botão de play - mas se for obrigada a ouvi-los fecho de imediato a janela do blogue para nem ter que procurar o botão de pause

Cor por toda a parte. O fundo preto, os títulos amarelos, as hiperligações verdes, o cabeçalho cor-de-rosa... Não. Para mim não dá. Um blogue tem de me transmitir alguma tranquilidade e por isso prefiro espaços que utilizam, no máximo, três cores. É certo que isto não passa duma dica relacionada com o meu gosto pessoal mas, para confusa, chega a minha cabeça.

Barra lateral desorganizada. Gosto de conseguir consultar um blogue de forma simples, sem perder muito tempo com isso e, na minha opinião, para facilitar a visita de quem perde um bocadinho do seu tempo a ler-nos, a barra lateral deve ter apenas o essencial. Percebo que as imagens das parcerias tenham que lá estar mas também acredito que há muita coisa dispensável. Nem todas as mini-aplicações disponibilizadas pelo Blogger têm que ser utilizadas.

Etiquetas infinitas. Da mesma forma como as cores me atrofiam o cérebro, o facto de incluir dez ou vinte etiquetas numa só publicação também me faz confusão. As etiquetas demonstram a forma como lidamos com o nosso blogue e eu gosto de blogues organizados que definem bem os seus conteúdos e temáticas. Faz sentido usar duas ou três etiquetas para dar maior visibilidade a uma publicação? Sim, faz. E reconheço-o apesar de não utilizar esse sistema. Mas será que faz sentido ter uma lista de etiquetas maior do que a própria publicação? Para mim é totalmente dispensável.


Para mais dicas sobre a blogosfera visitem a nova rubrica da Kiara.

24 comentários:

  1. Não diria melhor. Por favor, tirem essas músicas chatas automáticas :(

    ResponderEliminar
  2. A primeira é a única que não me faz muita confusão, pois quando chego a um blogue com música simplesmente carrego no botão para meter em pausa ou baixo o volume das minhas colunas. As restantes três, concordo plenamente, sem dúvida. Gosto de blogues simples e com cores que chamem pouco atenção. O que tem de ser bem visível é mesmo o cabeçalho e mesmo esse tem de ser simples para ficar do meu agrado. Acho a Barra Lateral das melhores coisas dos blogues e adoro quando as vejo organizadas. Sobre as etiquetas... confeço que destes quatro pontos é possívelmente o que mais confusão me faz. Quando vou a um cantinho e vejo mil e uma etiquetas, apetece-me fechar a janela. Só desorganiza ainda mais!

    ResponderEliminar
  3. Totalmente de acordo! Eu tenho música no blogue mas não reproduz automaticamente e esse é um dos pontos que mais me irrita mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Dos pormenores que citaste, os que mais me incomodam são as etiquetas e a música. Quando um blog me interessa, gosto de ver publicações antigas e, confesso, tenho temas que gosto de "cuscar" quando visito um blog pela primeira vez e se o blog não estiver bem organizado nesse aspecto, fico um pouco confusa. Já a música, também me chateia um pouco, visto que, na maioria das vezes, estou a ouvir a minha própria música e depois aquilo é uma confusão que "me desfaz os ouvidos".
    r; Obrigada pela força Carolina, conheço - mais ou menos - a história a que te referes e espero que a minha possa ser como a tua, que o tempo cure.

    ResponderEliminar
  5. concordo com tudo! blogs desorganizados não é para mim...

    r: sendo assim, é um caso a pensar :)

    ResponderEliminar
  6. Bem.. o meu blog tem a barra lateral desorganizada (eu de vez em quando bem vou lá dando uma volta mas acaba por fica igual) e as etiquetas infinitas.. Num post podem ter duas ou três, mas como normalmente vou criando, depois esqueço-me daquelas que criei ou nunca acho adequadas, crio sempre mais uma..
    Agora a música automática concordo contigo, até porque antes o meu antigo pc bloqueava quando entrava nesses com música logo a dar e tinha de desligar o mais rápido possivel

    ResponderEliminar
  7. R: Obrigado pela opinião sincera, Carol! Confesso que estava com muita curiosidade para saber a tua opinião. E estava à espera que não fosse também uma total surpresa para ti, visto que conheces a cidade relativamente bem (e melhor que eu ahah). Vou usar esse conselho, pois tens toda a razão. O problema nesta primeira edição foi eu já ter adiado uma vez e como não o queria voltar a fazer, dei o melhor que consegui para estreá-la ontem. Mas como ainda estou na onda-sem-motivação e mais mil e uma coisas que eu nem sei explicar, tornou-se bem difícil. Mais uma vez, obrigado! Espero que a próxima edição te surpreenda mais :)

    ResponderEliminar
  8. Assino por baixo! Confesso que quando entro num blog com música automática tenho sempre tendência a fechar o separador!

    ResponderEliminar
  9. Penso que passei com distinção então ahah :)

    ResponderEliminar
  10. Compreendo totalmente o que descreveste. Prefiro blogs com um design minimalista.

    ResponderEliminar
  11. Só falta um: Muitas janelas para abrir e muitos "queres saber mais, clica aqui". Gosto de coisas simples!

    ResponderEliminar
  12. Podia ter sido eu a escrever isso! Mas ao menos agora o chrome diz-te qual é o separador que está a fazer barulho...

    R. Acho que a minha mãe tem esse eyeliner. Tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar
  13. Completamente! E pedir seguidores é outra coisa que não me convence nadinha x)

    ResponderEliminar
  14. Ai a primeira dá-me cabo dos nervos! Sou muito culpada de ter o blog desorganizado aiii

    ResponderEliminar
  15. Concordo! Blogs com música irrita-me imenso!

    ResponderEliminar
  16. Eu concordo contigo! Depois também chateia-me aqueles blogues que têm imensas formas de partilhar os posts e outras coisas que tais, publicidade em excesso, demasiados patrocínios na barra lateral (quando acho que ficaram melhor no rodapé), entre outras coisa que não me lembro agora :)

    ResponderEliminar
  17. Completamente, fundos e textos com cores estridentes, quinhentos banners de lojas chinesas, música então é o maior turn off de sempre :X

    ResponderEliminar