Thirteen

CINEMA | Expecting Amish [2014]

"Expecting Amish", como o seu nome indica, é um filme que aborda um tema pouco comum - a sociedade Amish - e que está longe de poder ser considerado uma comédia romântica. Criado para ser transmitido no canal de televisão Lifestyle - assim como "Muder in a Trial in Italy" - "Expecting Amish" mistura a cultura supracitada com a popular cultura americana e divide-se entre dilemas amorosos e decisões difíceis para a protagonista.

Confesso que por vezes me esqueço que ainda existem sociedades assim, que não usam electricidade e que se resignam àquilo que a terra lhes dá. E "Expecting Amish" relembra-me disso duma maneira muito suave, fazendo referência a várias tradições duma forma leve e pertinente. Há uma história de amor, há um casamento combinado, há uma fuga à rotina, há uma data de pensamentos contraditórios e há personagens muito distintas mas há, principalmente, uma narrativa bem estruturada e um argumento bem construído apesar dos erros históricos (que existem). 

"Expecting Amish" tem um fim bastante prevísivel e tem algumas incorrecções ao nível da própria sociedade Amish mas tem também uma história interessante que marca pela diferença e pela forma como retrata esta religião tão peculiar. Não é o melhor filme do mundo e compreendo a classificação do IMDB pela falta de veracidade em alguns detalhes (que servem unicamente para enaltecer a desigualdade abismal entre ambas as comunidades) mas, no final do dia, não sinto que tenha sido tempo perdido. O filme despertou a minha curiosidade para a realidade Amish e entreteve-me. Não esperava muito mais do que isso.


Publicação escrita em parceria com a FOX Life.

6 comentários:

  1. Eu vi este filme na FoxLife na quarta-feira à noite (senão me engano). Realmente achei que havia partes nada realistas, estavam um tanto ou quanto «embelezado» em comparação com a realidade mas também gostei muito de ver. Acho que nos faz sempre olhar para nós mesmos e percebermos como temos sorte em viver numa sociedade mais livre e com mais benefícios que os Amish

    ResponderEliminar
  2. No TLC sigo a série 'breaking amish' e é super interessante. :)
    DIY novo no blog http://hashtagwwgu.blogspot.pt/
    beijo

    ResponderEliminar
  3. Também já o vi! Quando era mais nova queria integrar nesta sociedade (futuramente) pelo facto de ser tudo muito mais natural, mas após assistir ao filme mudei logo de ideias. Apesar de ter algumas incorrecções, é nisso que se baseiam as suas tradições e regras que acabam por ser muito restritivas. No entanto, gostei bastante do filme! :)

    ResponderEliminar
  4. há uma série sobre eles também, no TLC se não me engano.

    ResponderEliminar