Thirteen

FOTOGRAFIA | Investimentos (In)Constantes

Uma das minhas maiores frustrações como apaixonada por fotografia - sobretudo analógica - está relacionada com os investimentos constantes que este hobby exige. Consigo arranjar rolos relativamente acessíveis (comprei três muito específicos - com efeito azulado e 36 disparos - por 10€, por exemplo) mas os cartuchos para a Instax Mini 10 são um verdadeiro abuso e as revelações e impressões de imagens são sempre uma dor de cabeça porque me custam os olhos da cara. Isso não me impede de sonhar com máquinas descartáveis, aquisições lomográficas e uma possível compra de mais uma máquina instantânea mas, sejamos realistas, a fotografia no seu estado mais genuíno sai cara e se por um lado as máquinas digitais vieram revolucionar este defeito, por outro também me fazem desejar lentes novas, flashes externos e outras mil e uma mariquices que fogem a sete pés do meu orçamento. Vou investindo, sempre que posso, em mais um rolo, em mais uma revelação ou em mais um acessório. Afinal, no fim do dia, isto de ter que guardar os cliques para os momentos mais especiais também me faz sorrir na hora da surpresa que o laboratório fotográfico me proporciona.

20 comentários:

  1. Sem dúvida que não sai mesmo nada barato, mas compensa sempre (ou quase) e faz-te feliz!

    Adorava ter uma máquina instantânea, vou perguntar aos meus pais se eles têm uma da altura deles :p

    ResponderEliminar
  2. É daqueles casos em que o "esforço" é recompensado :p

    R: Então sendo assim, as melhoras para nós, Carol! Vai ser incrivel, com certeza :)

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu também adoro fotografia, mas acho um absurdo o preço de tudo! O meu ultimo investimento foi uma cannon e não estou nada arrependida! Agora gostava mesmo era de tirar um curso de fotografia!

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro fotografia analógica. Se pudesse tinha um estúdio de revelação em casa! Mas sim, tem os seus custos bastantes elevados.
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  5. Tenta investir numa lente 15mm f/8 Body Cap... É uma lente que não dá muita qualidade as imagens mas que se comporta como uma "lomografica digital" :) O único problema é que acho que só há da Olympos...

    ResponderEliminar
  6. R. Por acaso esta não é uma lente muito cara. Custa a volta de 40€ o que é quase nada no mundo das lentes.
    Eu já tinha comprado uma se tivesse alguma máquina Olympus por casa mas assim o investimento já é bem maior...

    ResponderEliminar
  7. Aqui tens o link :)
    Dentro em breve, o blog estará a 100%.
    http://blog-misssomeone.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. R. Só em algumas... Na minha 550D não dá :(

    ResponderEliminar
  9. Não sou muito dada à fotografia analógica, talvez porque ainda não tenha descoberto realmente o quão excitante deve ser, pelo que relatas várias vezes aqui pelo blog.

    ResponderEliminar
  10. eu gostava de ter uma canon , mas ainda não surgiu a oportunidade de comprar uma. E gostava de tirar um curso de fotografia :)

    ResponderEliminar
  11. r: eu também nunca tinha pensado nisso, mas hoje li esta frase e achei-a tão verdadeira que decidi coloca-la aqui, e ver a reação das pessoas :)

    ResponderEliminar
  12. Naaaaa foi parecido mas não foi sobre a barriga ao leu... eu lembro-me que tinha a ver com celulite e a forma como as adolescentes se vestiam... acho que era sobre uns micro calções a mostrar as cuecas... mas mesmo que tenha escrito sobre o mesmo, reforça a ideia ahahah ao menos sou uma pessoa de ideias fixas xD
    Talvez tenha dito alguma coisa no camara... eu ando muito esquecida sobre quais as imagens que usei, quais os posts que já fiz xD É do stress na faculdade :s

    ResponderEliminar
  13. É sempre esse o grande problema de pessoas apaixonadas por fotografia e que têm maquinas fotográficas desse género! Eu tenho uma polaroid arrumada e dá-me pena olhar para ela e vê-la ali porque o custo monetário é enorme para papel de fotografia específico, acima de tudo se quiser usar constantemente.
    Mas o que disseste é verdade, o que é captado por essas máquinas vale cada cêntimo nosso!

    ResponderEliminar
  14. r: Vou dar :) Comecei o ano a ler um livro e, quando acabar, dou a minha crítica :)

    ResponderEliminar
  15. Eu já fui mais ligada à fotografia mas depois deixei um pouco de parte :(

    ResponderEliminar
  16. R: Compro na internet, na Fnac ou em lojas tipo Urban Outfitters, depende do local onde encontro mais barato quando preciso deles :)

    ResponderEliminar
  17. Eu também sou apaixonada por fotografia. Herdei do meu pai uma coleção de máquinas analógicas e por incrível que pareça ainda não experimentei nenhuma, precisamente por causa dos gastos. Onde arranjas rolos tão acessíveis? Tenho de me contentar com a minha máquina digital, até porque me dá jeito quando vou a eventos fazer reportagens fotográficas.

    ResponderEliminar
  18. Também gosto muito de fotografia, mas o orçamento familiar daqui de casa não ajuda!
    Beijo*
    http://i-set-my-world-on-fire.blogspot.pt/

    ResponderEliminar