SAÚDE | Cartão Europeu de Saúde e Doença

Este é um cartão completamente gratuito que nos permite ter alguma segurança quando viajamos para um país da União Europeia - Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia - Islândia, Noruega, Suécia ou Liechtenstein e que nos permite obter - junto dos prestadores de cuidados de saúde (públicos!) - a assistência médica necessária durante a nossa permanência temporária em qualquer um dos Estados supracitados.

Como obter? Ir a uma Loja de Cidadão e pedi-lo sem quaisquer custos sendo que o pedido é sempre feito tendo como base o Sistema Nacional de Saúde ou o nosso Subsistema de Saúde. O resultado? Garantias de prestação de cuidados de saúde noutros países sem preços abusivos e nos moldes do país de origem.

Também se pode pedir este cartão pela internet ou pelo telefone mas quando a viagem está para breve é preferível fazê-lo na loja física simplesmente porque não há margem para erros e porque nos é dado um certificado - com dois meses de validade - que tem exactamente a mesma função que o cartão, substituindo-o enquanto ele não chega. O cartão propriamente dito tem a validade de três anos (se for pedido através do SNS) ou um prazo adaptado (se for pedido através de um Subsistema de Saúde) e é enviado para a nossa morada num limite máximo de duas semanas. Eu fui hoje fazer o meu e não podia ter sido mais rápido ou simples: não criei raízes na Loja do Cidadão, em quinze minutos estava despachada e, mesmo que não o utilize nas minhas viagens pelo menos estarei prevenida. Agora é esperar que o Gui levante o rabo da cama e que se decida a fazer a mesma coisa.


Para mais informações, podem consultar este documento que com certeza terá respostas para todas as vossas perguntas.

9 comentários:

  1. Eu tenho este cartão, fi-lo em 2012 para a viagem a Paris e vai acabar o prazo este ano :) Graças a Deus nunca tive que o usar :)

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esse cartão, mas parece-me muito bom e util para quem viaja

    ResponderEliminar
  3. R: Nós cá em casa comprámos outra Canon porque muitas vezes precisávamos ao mesmo tempo e acaba sempre por alguém não a puder utilizar. Assim fiquei com uma e os meus pais ficaram com outra.
    Por acaso nunca tive muito contacto com foto analógica, mas confesso que tenho em mim o bichinho da curiosidade quanto a isso. Alguma dica? :)

    ResponderEliminar
  4. Acho a utilidade do cartão fantástica.

    ResponderEliminar
  5. Eu vou até Amesterdão, mas só em março, como tal estou a fazer pela net :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo, no dia-a-dia ela é alguém com quem me identifico no estilo.. mas coitadinha nestes eventos... Eu já conhecia amigas minhas ja me tinham falado, mas com o teu post relembrei-me que tenho que receber uma carta da segurança social com uma password para fazer o cartão online -.- onde é que já se viu

    ResponderEliminar
  7. Ainda não o fiz... porque ainda não sai de Portugal :S

    ResponderEliminar
  8. Já pedi varias vezes, geralmente com bastante antecedência porque dispenso ir as lojas do cidadão de lisboa xD

    ResponderEliminar