Thirteen

VIDA ACADÉMICA | Deixar de Ser Estudante

Ingressar definitivamente no mercado de trabalho - deixando as aulas e a faculdade para trás - é algo que me assusta. Sempre me conheci como Carolina e Estudante e, apesar de saber que é um ciclo normal e um receio comum, não posso deixar de tentar imaginar como será quando continuar a ser a Carolina mas deixar de ser Estudante.

Se tudo correr conforme o planeado acabarei a minha licenciatura com 20 anos (não, não me enganei no número) e ainda não decidi - se é que tenho opção - o que farei a partir daí. Mestrado? Mercado de Trabalho? Estágio Voluntário? Nova Licenciatura numa área diferente? Estágio Profissional? Não faço ideia. Ninguém faz. Só me conheço como Estudante e só quando chegar a hora de deixar de o ser é que vou (re)descobrir o meu poder de adaptação. Como é que alguém com duas décadas de vida consegue ter uma percepção precisa daquilo que quer? Não consegue. E se por um lado é um possível drama ao qual não sei como irei reagir, por outro é uma preocupação que não me assombra de forma excessiva exactamente porque, até chegar a altura, nada posso fazer. Até lá, vou sendo estudante, que é o que sei ser. E vou sendo estudante da melhor forma que consigo ser.

Tumblr

22 comentários:

  1. Acredita que na altura vais saber e tenho a certeza que vais seguir o melhor caminho. Agora parecem-nos muitas opções.

    ResponderEliminar
  2. Olha, o meu primeiro trabalho foi aos 20 anos. É certo que ainda não entrei para a faculdade, mas ao inicio há sempre aquele embate do "eu já não estou na escola. tenho que fazer pela vida". De certa forma, ajudou-me a crescer e deu-me uma certa estabilidade para hoje, conseguir realizar o resto dos meus sonhos.
    Acredita que quando chegar a hora, tu vais conseguir saber que caminho seguir.

    ResponderEliminar
  3. Eu também estou igual. Mas ainda falta um ano e meio. Depois logo se vê. xD
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  4. Acabei a licenciatura dias depois de fazer 21 anos.
    Espero que decidas o melhor e que não te arrependas da tua decisão. :)

    ResponderEliminar
  5. Também me assusta a fase em que deixar de ser estudante... também acabo a licenciatura com 20 anos, tal como tu, mas sei exatamente aquilo que farei depois. Ir para mestrado. A única coisa que me assusta é o mestrado que quero não abrir na universidade que quero, mas até para isso tenho uma segunda opção. E os meus planos incluem entrar no mercado de trabalho ao mesmo tempo que estiver no mestrado. Apesar de ter isso bem definido na minha cabeça, é algo que me assusta à mesma pois, apesar de agora trabalhar, nunca trabalhei "a sério", ou seja, nunca trabalhei de forma a ter de cumprir horários e muito menos de forma declarada... mas quando lá chegar, lá me hei-de desenrascar :b

    ResponderEliminar
  6. Eu ainda tenho um outro pesadelo chamado Ordem, o que significa que nem ganhar experiência na minha área posso fazer sem passar primeiro no exame (nem como voluntária). O sonho -.-

    ResponderEliminar
  7. O meu curso tem Mestrado Integrado por isso se tudo correr bem acabo com 23 anos. Bem, depois ainda tenho o estágio profissional durante 6 meses se não me engano e apresentação da tese. Por um lado é bom saber que ainda falta muito tempo para me começar a preocupar com o mercado de trabalho e basicamente até lá sei o que fazer. Mas e escolher para onde vou estagiar? E vou conseguir trabalho na área que mais me apaixona?

    ResponderEliminar
  8. É normal teres todas essas questões, eu também as tive em todas as fases da minha vida. Primeiro não me imaginava no secundário (porque só tinha estado numa escola privada até à data), depois não me imaginava na faculdade e entretanto não me imaginava a trabalhar... agora não me imagino é em casa sem fazer nenhum, dramas da vida! Mas vais ver que as coisas vão surgindo naturalmente, é uma questão de te informares bem sobre o que queres e o que te vês a fazer no futuro e sim, o voluntariado é sempre uma boa opção, quanto mais não seja para crescimento pessoal e desenvolvimento de competências :)

    ResponderEliminar
  9. se tudo correr bem acabo o meu com 23, por causa do mestrado integrado. isso também e algo que me assusta. mas vais ver, cada coisa a seu tempo, vais conseguir :)

    ResponderEliminar
  10. Também terminei a minha licenciatura com 20 anos. Apesar de ainda ter um ano e meio de mestrado pela frente, tenho o mesmo medo que tu, Carolina. O futuro, principalmnte por ser desconhecido e incerto, assusta-me.

    ResponderEliminar
  11. Eu estou no 12º agora e olha, não me imagino na faculdade, acho que é um mundo tão diferente, ainda por cima do meu, que é pequenino. Mas pronto, se entrar este ano, acabo a licenciatura com 22, mestrado com 24, depois depende de um concurso e são mais 3 anos a estudar. São 9 no total. O meu maior medo nem é entrar no mercado é mesmo começando por falhar já em não entrar para o que quero , não ser boa naquilo, não conseguir passar o tal concurso, é muita coisa mesmo. É que se eu for para isto, é só para um objetivo, e enfim, é alto, e eu não sei se sou capaz, isso sim, é o que me assusta agora.

    ResponderEliminar
  12. É assustador ao início mas acabas por te habituar.... Aproveita enquanto ainda és estudante

    ResponderEliminar
  13. Eu já tive as mesmas dúvidas mas recentemente soube que o que me espera no final do curso, que é na mesma altura em que vais terminar o teu, vai ser o trabalho, na minha área ou noutra, porque não vou conseguir ter dinheiro para fazer logo mestrado ou as pós-graduações que um dia gostava de fazer. No entanto posso dizer-te que saber aquilo que nos espera é igualmente aterrador. Também não me vejo como outra coisa que não estudante e é estranho pensar num futuro a trabalhar. É que, vendo bem, muitos anos de estudante é quase como aqueles empregados que sempre fizeram uma coisa e, 20 anos depois, são obrigados a mudar de ramo e não sabem o que fazer.
    De qualquer forma, como diria a minha mãe, "não há de ser nada" :p

    ResponderEliminar
  14. Também vou acabar a licenciatura com 20 anos. E realmente, a entrada no mercado de trabalho é algo que me assusta. Parecendo que não, deixamos de estar 'protegidos' pelos nossos pais e somos nós que temos de fazer pelo nosso futuro.

    ResponderEliminar
  15. 20 anos é a idade certa.. ou 21 depende de se fazer antes ou depois de junho.
    Relaxa, ainda falta tanto. Viste como foi com a entrada para a faculdade... foste ao sabor das oportunidades. Com o "a seguir" será o mesmo...

    ResponderEliminar
  16. Aproveita. Às vezes tenho saudades de ser estudante :)

    ResponderEliminar
  17. Também vou acabar a licenciatura com 20 anos, mas a vantagem é que já estou no mercado de trabalho, embora não na minha área. Quando acabar o curso vai ser uma questão de me (re)adaptar como tu mesma dizes.
    Seja o que Deus quiser ^^

    ResponderEliminar
  18. No meu caso ainda falta imenso tempo até deixar de ser estudante. Aliás ainda não passei pelo drama de entrar na Faculdade, e neste momento é isso que mais me assombra. O "será que vou entrar?"; o "no curso que quero?" e "e será que quero mesmo esse curso?", deixam-me inquieta.

    Mas tenho a certeza que - em relação a ti - conseguirás adaptar-te bem a qualquer coisa que faças. Basta tu quereres. (:

    ResponderEliminar
  19. Identifiquei-me muito com o que escreveste, porque dou por mim a pensar várias vezes no "E quando acabares a licenciatura, que vais fazer?". Claro que para ser jornalista tenho que fazer o mestrado, mas só o facto de acabar a licenciatura e partir para algo "diferente" me assusta.

    ResponderEliminar
  20. Estou no mesmo dilema e também não faço ideia o que fazer à minha vida... mas tenho a certeza que, quando chegar a altura, tanto eu como tu vamos conseguir optar pela melhor solução :)

    ResponderEliminar