VIDA ACADÉMICA | Diversidade Cultural: Turquia

Enquanto frequentava o nono ano de escolaridade surgiu uma oportunidade que eu agarrei sem hesitações: aprender turco. Durante um ano lectivo, aos sábados, ia para o Porto com mais três amigos e passava o dia entre palavras, tradições e turcos que nos acolhiam semanalmente na Associação Luso-Turca. Foi uma experiência que me obrigou a contactar com uma cultura diferente da minha duma forma muito natural e que me fez passar momentos que recordo hoje em dia com o maior dos carinhos. Se me lembro do idioma? Pouco. Se acho que foi tempo perdido? Nem pensar. Porque há coisas que não se esquecem.

A minha última apresentação do semestre é para Mercados e Turismo Internacional e é sobre Diversidade Cultural. Cada elemento da turma tem um país e, com o objectivo de partilhar aquilo que aprendi, eu escolhi a Turquia. Agora, enquanto preparo a minha apresentação, nasce em mim uma nostalgia brutal e a vontade de voltar aos livros com letras estranhas, ao chá, às risadas e aos conhecimentos culturais. Talvez um dia. Entretanto, é tentar condensar em alguns minutos tudo aquilo que quero partilhar sobre a cultura turca. Está a ser difícil, confesso!

10 comentários:

  1. Deve ter sido brutal aprender turco!
    A Turquia é um dos paises que me fascina imenso, juntamente com a Índia!

    http://aengenheiradamoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Deve ter sido fantástico! Adorava ter essa oportunidade!

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava imenso de lá. Não só pela cultura como pelo facto de ter lá sido feita. ^^ E não sei Istambul parece ser tão linda ^^

    ResponderEliminar
  4. Resp: Ah ainda bem, foi mesmo esse o intuito. Estava cansativa, cheia de texto e queria apenas manter apenas o que faz falta. Tudo o desnecessário como titulos parvos foi à vida e o texto passou para baixo ^^

    ResponderEliminar
  5. Mas tu consegues :) Força para a apresentação Carolina :D

    ResponderEliminar
  6. Deve ter sido uma experiência fantástica!*

    ResponderEliminar
  7. Fala da herança cultural e histórica. Fala da queda de Constantinopla, do Império Otomano,da mesquita azul, fala de Istambul, da velha Istambul que parecerá sempre a mesma, uma aldeia onde todos se conhecem ligando-se de barco :)

    ResponderEliminar
  8. Na universidade conheci alunos de Erasmus que são da Turquia, sempre tão amáveis! Gostava imenso de conhecer ete país, talvez um dia :)

    ResponderEliminar
  9. Que sorte, teres uma oportunidade dessas.
    Dava tanto para poder fazer algo do género.

    Kiss ♥

    ResponderEliminar