ALIMENTAÇÃO | Quatro Francesinhas em Braga

A francesinha do Trota's. Gosto deste restaurante por ser um espaço familiar gerido por pessoas super simpáticas que nos fazem sentir em casa. É um estabelecimento pequenino que não se especializa na confeção das francesinhas mas que põe no prato um produto de excelente qualidade. A francesinha tem o tamanho perfeito, a melhor selecção de carnes, os ingredientes mais saborosos e um molho suave mas delicioso que não tenta disfarçar nada. Apesar de ultimamente ter tido filas, é um restaurante que aceita marcações e que merece a visita. Pessoalmente, se só pudesse comer francesinhas num local para toda a eternidade, seria aqui. É a minha favorita.

A francesinha da Taberna Belga. É, provavelmente, a mais conhecida aqui por terras bracarenses e é, talvez, a maior das que vos apresento hoje. Ainda que seja difícil arranjar mesa - sobretudo em horas mais específicas, ao fim de semana ou durante o Verão - merece estar neste grupo pela sua especialização e qualidade. Não espero nas filas quando elas existem porque - ao contrário de muita gente - não acho que a qualidade do bife valha o sacrifício de ter a barriga a roncar mas é, sem dúvida, um restaurante que merece reconhecimento pelo molho do prato em questão. Um conselho de amiga? Nunca chegar à típica hora de almoço ou de jantar - das 13h às 14h30 e das 20h às 21h30 - e tentar que a visita seja sempre durante a semana. Se se estiverem a questionar sobre este ponto: o restaurante não aceita reservas.

A francesinha do Mostarda&Chocolate. Inicialmente visitava este restaurante pelos hambúrgueres e docinhos fabulosos mas a verdade é que fiquei igualmente rendida à francesinha que provei recentemente. A qualidade dos produtos está bem explícita em qualquer um dos pratos mas a francesinha é muito saborosa e tem tudo o que esperamos. O restaurante, por sua vez, tem um conceito muito giro que dará origem a uma publicação exclusiva daqui a uns tempos.

A francesinha da Real Taberna. Muito menos conhecida do que a da Taberna Belga - e isto significa menos filas na maior parte dos dias - mas equivalente em termos de sabor e conceito, com cervejas únicas para completar a refeição dos apreciadores. Ao fim de semana o atendimento é lento mas a francesinha é muito boa, a qualidade da carne é inegável e os empregados são muito simpáticos e atenciosos.

A refeição de francesinha com batatas fritas e refrigerante ronda os 10€ por pessoa em todos os estabelecimentos que mencionei e todos eles têm outros pratos para quem não quer - ou não gosta, se for possível - de francesinhas. Se as curiosidades interessarem ou se forem um motivo decisivo para a escolha do local, o restaurante com as melhores sobremesas é o Mostarda&Chocolate, o que tem lugar para mais gente é a Taberna Belga e o que tem uma maior diversidade de pratos é o Trota's. Se querem acompanhar a francesinha com uma cerveja artesanal ou estrangeira, a Real Taberna é a vossa escolha.

Contudo, se são do Porto, vão estranhar qualquer um destes pratos e dirão com convicção que nenhuma destas é a verdadeira francesinha. Para mim - que dispenso bem o molho demasiado líquido com sabor nítido a cerveja e a picante intenso - estas quatro são a melhor opção em Braga. Um dia hei-de provar a francesinha do Café Santiago no Porto para saber se é assim tão deliciosa como se apregoa por aí.


Vá, agora partilhem na mesma moeda: onde se come a melhor francesinha nas vossas cidades?

17 comentários:

  1. Eu nunca comi francesinha mas sempre ouvi dizer que o gostar ou não gostar depende muito do sitio onde se tem a primeira experiência. O meu receio não é propriamente não gostar, mas sim não conseguir terminar de comer tudo. Sou daquelas pessoas que detesta deixar comida no prato e as francesinhas parecem-me sempre enormes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eva, na maior parte dos locais há versões mais pequenas ou podes até pedir "meia-francesinha" mas se fores como eu, quando fores comer uma francesinha, é bom que vás com muiiiita fome! (:

      Eliminar
  2. Na minha cidade não é prato típico a francesinha, mas no Verão comi uma mini franceinha ao lanche (mais ou menos 1/4 da normal) na avenida dos Aliados e gostei, e no dia a seguir comi uma normal em Ponte de Lima. Os especialistas em francesinhas (amigos do Porto) disseram que aquelas não eram nada de especial e espero por mais uma visita ao norte para provar uma das boas, de preferência com ovo estrelado por cima.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que gostaste :) E se eu te disser que nunca provei uma francesinha?!

    [en] joy. by C.

    ResponderEliminar
  4. Adoro francesinha! Realmente, os suiços não fazem ideia do que é bom!

    R: Obrigado, Carol! (: Também o espero, sinceramente :D

    ResponderEliminar
  5. Por cá (Porto) adoro as do Capa negra e da Cufra da na av.boavista. Adoro! Mas acho que tenho que dar um saltinho a Braga porque me deixaste com água na boca! :)

    ResponderEliminar
  6. Deixaste-me cheia de fome! Quando for a Braga vou experimentar uma dessas :)

    ResponderEliminar
  7. Por acaso dispenso bem francesinhas :) A primeira vez que comi foi no Porto e só consegui comer metade. Há umas semanas fui experimentar uma aqui num bar que abriu recentemente mas pedi uma francesinha de frango. Também era boa mas cheguei mesmo à conclusão que dispenso esta comida :)

    ResponderEliminar
  8. Ai Carolina, o que tu foste fazer... Agora vou ficar aqui a morrer de desejos por uma francesinha. Hummm... só de pensar no cheirinho do molho.

    ResponderEliminar
  9. Aiii que vou guardar este post com muito amor para quando for a Braga :)

    ResponderEliminar
  10. A primeira vez que provei uma francesinha foi aqui no canadá e adorei! Coincidência: foram uns amigos que são de braga que me levaram a experimentar e também eles me falaram da Taberna Belga! Quando aí for não vou poder deixar de visitar!

    ResponderEliminar
  11. Adoro francesinhas, mas acreditas que nunca provei nesses restaurantes? Acho que são demasiado caras. Eu costumo ir a um café na terra da minha avó, são as melhores francesinhas que já provei e custam apenas 6,5€!

    ResponderEliminar
  12. Nunca provei mas já tomei nota das tuas preciosas sugestões para quando visitar Braga.

    ResponderEliminar
  13. Eu já comi imensas francesinhas em muitos lados (sou do Porto) e uma das melhores, que me cai sempre bem, é dum snack-bar em Valongo, mas nem me lembro do nome x)

    ResponderEliminar