Thirteen

CINEMA | The Help [2011]

"The Help" ("As Serviçais", em português) é passado no Mississipi e retrata uma história de coragem. Gira em torno da discriminação racial e de todas as regras que separam as empregadas negras das patroas brancas mas coloca-nos numa posição muito interessante uma vez que nos leva a pensar também sobre a liberdade de expressão, a violência doméstica e a educação das crianças enquanto nos faz rir com algumas situações engraçadas e duas ou três frases mais atrevidas.

À primeira vista este é um filme sobre racismo mas, na minha opinião, vai além dessa temática. Os preconceitos estão lá e dramatizam a crítica social mas "The Help" é também sobre mudança, sobre determinação, sobre sonhos, sobre profissões, sobre direitos e deveres e sobre amizades improváveis numa época complicada. Insconscientemente, "The Help" arrasta-nos para vidas diferentes e mostra-nos a realidade dos anos 60 entre temas bastante actuais.

Emma Stone faz um bom papel como jornalista e Viola Davis e Octavia Spencer dão vida ao drama através da sinceridade que dá um twist diferente ao tema visto muitas vezes no cinema até então. Tate Taylor fez um óptimo trabalho como realizador e conseguiu trazer-nos um filme repleto de cenas fortes, momentos humorísticos e um elenco de excelência. Não foi por acaso que "The Help" esteve nomeado para vários Oscars na Edição de 2012. A pergunta que perdura agora é: Porque não vi este filme antes?

10 comentários:

  1. r: O teu blogue é realmente um dos meus preferidos. Gosto muito! E também gosto muito de ti apesar de não te conhecer*

    ResponderEliminar
  2. Confesso que nunca vi, mas ultimamente andam todos a falar deste filme x)

    ResponderEliminar
  3. Tenho este filme agendado no warez para ver há algum tempinho. Tenciono vê-lo brevemente.

    ResponderEliminar
  4. vi o filme mas comprei o livro... o livro tem mais coisas. O filme é bom mas o livro é muito melhor :P

    ResponderEliminar
  5. tenho de ver, parece realmente interessante :)

    ResponderEliminar
  6. Já o vi, adorei e nunca mais me esqueci do "terrível horrível" :)

    ResponderEliminar
  7. olha não ouvi falar desse filme! vou espreitar !

    ResponderEliminar