LONDRES, INGLATERRA | Curiosidades Aleatórias

Nas últimas semanas tenho vindo a partilhar publicações quase-diárias sobre a minha viagem a Londres e estou a adorar fazê-lo. Contudo, achei que esta espécie de rubrica-temporária precisava de algo mais imprevisível e interessante (para não serem SÓ fotografias e locais a visitar) e decidi quebrar a monotonia com uma publicação de curiosidades! Pelo registo, pela piada e porque, doutra forma, vocês não saberiam pormenores que eu achei bastante engraçados. Sobre nós, sobre a cidade, sobre as pessoas... Há de tudo! Vamos a isto?

Não vi nenhum casal inglês de mãos dadas (tenho a certeza absoluta - porque essas coisas notam-se à distância - que todas as pessoas que vi de mãos dadas eram turistas). O nível de vida londrino é mais elevado do que aquele a que estamos habituados. Depois de dois dias já nos irritávamos com a calma dos turistas entre ligações de metro e nas ruas principais (a pressa é contagiosa). Não houve um dia com temperaturas mais altas do que 4ºC. Só choveu uma vez, ao final da tarde. Nevou durante a noite mas não o suficiente para ficar tuuuudo branquinho (apesar de ter sido suficiente para os miúdos do condomínio fazerem bonecos de neve antes de irem para a escola). Os ingleses levam muito a sério - como eu - a questão de nos colocarmos à direita nas escadas rolantes (o lado esquerdo é para os apressados e para os menos preguiçosos). A bateria da Matilde foi carregada apenas uma vez durante toda a viagem. Londres tem muita gente mas não é, de todo, uma cidade confusa. Não tivemos a sorte de ver a London Bridge aberta. Em todos os museus que tive o prazer de conhecer vi turmas inteiras de crianças - de várias idades - e professores a acompanhá-las (acho fantástico que se promova assim a cultura e o conhecimento, com peças reais e não só através de livros). Em Londres não há lixo no chão apesar de não haver muitos caixotes espalhados pelas ruas. 

Os esquilos de St. James Park são a coisa mais querida e simpática. A água da torneira nas casas de banho públicas é quente. As minhas únicas compras (lembranças para a família não contam!) foram feitas na Victoria's Secret. A The Body Shop está em todos os cantos da cidade. A loja da Apple mais bonita é em Convent Garden. Londres é uma cidade muito fria mas todos os espaços interiores têm aquecimento (o ideal é vestirmo-nos por camadas!). Tivemos muita sorte na viagem de autocarro para o aeroporto (estávamos na rua certa mas na paragem errada e o motorista parou ali mesmo para nós entrarmos apesar de ter feito a paragem correcta momentos antes). A nossa primeira refeição foi frango com arroz. Como passávamos o dia a conhecer a cidade, chegávamos às 18h completamente exaustos. A noite londrina acaba, no máximo, às 02h00 da manhã. Nunca ninguém me negou informações ou ajuda. Os funcionários do Starbucks não sabem escrever os nossos nomes (em Londres ele é Garlos e eu sou Calorine). As colegas de casa da Mariana compraram flores no dia em que chegámos e estas só morreram no dia em que fomos embora. Os ingleses não são os mais sorridentes mas são sempre simpáticos e educados. De todos os aeroportos que já visitei, o de Stansted ganhou o Prémio de Segurança-Mais-Mariquinhas-No-Que-Diz-Respeito-Aos-Líquidos-De-100Ml. Não comemos fish and chips uma única vez (o Gui não come peixe e eu não gosto da iguaria inglesa que toda a gente adora). A expressão "Keep Calm and Carry On" está um pouco por todo o lado. Ao segundo dia já eramos especialistas em linhas de metro. Londres é, definitivamente, um local onde queremos voltar um dia mais tarde.


24 comentários:

  1. Gostava imenso de visitar Londres um dia :)

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião Londres é uma cidade que prima pela organização, tanto os cidadãos como as entidades competentes exercem a sua função e cumprem os seus deveres e, por isso, é normal que as pessoas se respeitem nas escadas rolantes, que não exista lixo no chão e que apesar de cheia, a cidade não seja confusa. Tudo se torna mais fácil e agradável para quem visita :)

    ResponderEliminar
  3. Nem em Londres nem em Nottingham. Acho que nunca vi casais de mãos dadas nem a beijarem-se, mas já vi a simularem relações sexuais num Pub quando a noite já ia longa para eles porque para mim tinha acabado de começar e já estavam bem regados a álcool :\
    O facto de as casas de banho só terem água quente irrita-me um bocadinho. No Inverno até sabe bem, mas ás vezes a água está demasiado quente!
    O aeroporto de Stansted é mesmo super mariquinhas com os líquidos. Supostamente tens de levá-los todos dentro de um saquinho de plástico, mas lá insistem SEMPRE em tirarem-me os líquidos e dividirem-nos em dois sacos e olha que não são assim tantos porque só costumo levar mesmo o creme de rosto, a máscara e pouco mais porque continuo a ter grande parte das coisas em Portugal. São tão picuinhas nisso, mas depois nem se dão ao trabalho de fecharem novamente os sacos transparentes com os líquidos.

    ResponderEliminar
  4. só coisas giras!

    Parabéns pelos 700 seguidores :p

    ResponderEliminar
  5. Garlos? AHAH que querido.

    Parte da minha família é inglesa, vivem não muito longe de Londres - mas eu nunca lá fui -, e sempre que eles vem cá são super brincalhões e como tu dizes, educados. (:

    ResponderEliminar
  6. Olá Carolina, será que me poderias dizer ou então dizer o site onde explique o que não passa nas malas dos voos low cost (Ryanair) , como já disseste anteriormente, que tinha que ser tudo dividido em embalagens de 100 ml. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A publicação sobre o voo e regras da Ryanair está aqui: http://iamtheluckythirteen.blogspot.pt/2015/02/londres-inglaterra-porto-opo-londres.html sendo que, o que mencionei, está na hiperligação que disponibilizo aí também :)

      Eliminar
  7. É uma cidade linda. Quando lá fui consegui apanhar a London Bridge a abrir ;)

    ResponderEliminar
  8. Sempre que leio um novo post teu sobre Londres fico logo cheia de saudades, fui o ano passado e este ano os meus amigos andam a chatear-me para irmos novamente, mas este ano não dá, mas tenho a certeza que para o ano que vem vou de certeza e estes teus posts ajudam-me imenso a descobrir novos locais que não fui o ano passado :)
    Concordo o que dizeste sobre o aeroporto Stansted, o meu amigo tinha um daqueles globos de neve pequeninos e só por causa daquilo teve que desfazer a mala toda -.-
    Só uma pergunta, qual a empresa de autocarros que utilizaste do aeroporto para londres? O ano passado utilizei a Terravision, se não utilizaste a mesma, qual é que utilizaste para saber se é melhor ou pior.
    E das casas de banhos publicas quando fui a primeira vez até me assustei ao lavar as maos, mas que a água quentinha sabe bem isso sabe, mas foi estranho xD
    Eu tb não apanhei a Tower Bridge a abarir =(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Utilizei a National Express. Falei da minha experiência aqui: http://iamtheluckythirteen.blogspot.pt/2015/02/londres-inglaterra-transportes-londrinos.html, se quiseres ler :)

      Eliminar
  9. Confere quase tudo com a minha experiência :)

    ResponderEliminar
  10. Acho que nunca me senti tão seguro numa cidade como no centro de Londres. É tudo espetacular. :)

    Foram ao Harrods? Adorei lá ir (apesar de não ter comprado nada).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui ao Harrods na primeira vez que estive em Londres. Nesta segunda viagem não, não fomos :)

      Eliminar
    2. Ah, ok. Estava a achar estranho não referenciares esse local, é ponto de paragem obrigatório. :)

      Eliminar
  11. É a cidade que mais desejo visitar, e tenho adorado os teus posts sobre a tua viagem! Fico ainda com mais vontade de a visitar :)

    ResponderEliminar
  12. Adorei esta publicação! :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Li as tuas publicações todas e deste-me muitas ideias do que visitar e de como conseguir poupar algum dinheiro por lá :)

    ResponderEliminar