BLOGOSFERA | Blogolândia Para Totós: Como Começar?

A valorização dos blogues por parte das marcas e as campanhas protagonizadas por bloggers têm vindo a passar uma imagem de facilidade, de sucesso instantâneo e de dinheiro imediato mas a verdade é que não é simples manter um posicionamento de topo no meio de milhares e milhares de páginas semelhantes. Se o teu objectivo passa por receber artigos à pala, o melhor é dedicares-te a outras plataformas que têm unicamente esse fim. Um blogue tem um carácter muito mais pessoal e genuíno e pode ser associado a um negócio mas será uma fonte de frustração imediata se for criado com o objectivo exclusivo de aceder a artigos limitados e festas.

Nenhum blogue - a não ser que seja um espaço mediático - consegue chegar ao topo ou tornar-se conhecido nos primeiros dias, semanas ou meses. Os blogues comuns escritos por mortais como eu têm um crescimento lento. É importante que te mentalizes que não vais ser um sucesso se não trabalhares para tal e é essencial que tenhas paciência, que gostes do teu espaço, que o desenhes à tua medida e que te identifiques com o nome. Produz conteúdos de qualidade e não desistas à primeira. Mesmo que não recebas comentários, escreve artigos interessantes que cativem possíveis leitores e que se incluam naquilo que gostarias de ler se visitasses pela primeira vez essa página.

Experimenta e faz do blogue um espelho da tua personalidade. Escreve sobre moda, sobre ciência, sobre animais, sobre tudo e sobre nada. Cria um blogue de culinária ou um blogue generalista. Pede conselhos, oferece opiniões. Começa pelo princípio e vai descobrindo o teu lugar, os teus blogues favoritos e as pessoas com que melhor te identificas. Aprende, sem pressas. Escreve sobre aquilo que te dá na real gana. Não há regras, há apenas preferências e favoritismos. Dedica-te.

Vivalajuicy-y | via Tumblr

9 comentários:

  1. Gostei muito deste post... :)
    E sim, concordo... Os únicos blogs que têm milhões de visitar em minutos (nem digo em dias) são os de Cristinas Ferreiras, Jéssicas Athaydes, Anas Sofias, Luíses Borges ... ETC... -.-
    Que eu nem consigo perceber... Visto que não os acho nada interessantes.

    ResponderEliminar
  2. Este é daqueles posts que muita gente deveria ler!

    ResponderEliminar
  3. E foi assim que comecei mesmo a sério, com calma, a escrever sobre o que gosto, e aqui estou feliz e contente quase um ano depois (!!).

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por este post, é disto que muitos deveriam ler!!

    xoxo, Sofia Pinto
    Morning Dreams | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Concordo com este post. Eu sou nova na bloguesfera e só tenho 8 followers; não comecei com o objectivo de receber artigos, ganhar dinerio ou tornar-me famosa. Claramente, gostaría um dia ter mais visualizações. Mas no momento só quero é escrever do que eu gosto e ponto. Não me importo com quantas pessoas leem o comentam o que eu escrevo!
    Beijo

    behindkaleidoscopeeyes.blogspot.it

    ResponderEliminar
  6. "Dedica-te" é mesmo a palavra chave!

    ResponderEliminar
  7. como eu concordo
    criei o blog em 2007 em 2010 começei a escrever diário de bordo depois mudei completamente e sinto que o blog está cada vez maior ...
    Tenho colegas minhas que dizem vou criar um blog e eu só digo "boa sorte , ou gostas , ou não aguentas" e não entendem porque acham que é tudo um mar de rosas e do dia para a noite tudo acontece ..
    não fofinhas nao acontece existe milhares de blogs no mundo , e temos que te algo para fazer destacar .
    concordo totalmente contigo Parabens pelo post , e agora as "vlogs youtubrs" bsfasfbsabfksabf voltamos à velha discução de blogs com youtube so youtube whatever dá pano para mangas certo?!

    um beijinho grande

    Blog Anny da Juba
    Annydajuba.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do post e concordo completamente. Sem dúvida alguma que ter um blog reconhecido não é fácil. É preciso muito trabalho mesmo.

    Bruno *UniversoAdolescente.com*

    ResponderEliminar