BLOGOSFERA | Blogolândia Para Totós: Estar Em Todo o Lado

Se pretendes ter um blogue pequenino repleto de desabafos e textos sentimentais, talvez esta dica não faça muito sentido. No entanto, se procuras ter um blogue mais generalista ou sobre um tema em particular mas menos sensível ou pessoal (culinária, viagens, tecnologia...), o truque reside numa só coisa: estar em todo o lado.

Fazer comentários. Ler e ser lido. A blogosfera baseia-se na interação, na troca de informações e na partilha daquilo que temos de melhor. E se não te interessares pelos outros blogues, se não seguires ninguém, se não leres textos alheios e se não deixares a tua opinião quando isso faz sentido, o mais provável é que haja poucas pessoas a saberem que tu e o teu blogue existem. Eu não retribuo comentários - da mesma forma como também não sigo ninguém apenas porque decidiram seguir o meu blogue - mas sei que se fosse menos activa na Blogosfera provavelmente o meu blogue não teria os leitores que tem. Os blogues escritos por comuns mortais têm um crescimento lento mas isso não significa que tenhamos que escrever para as paredes durante três meses. Depende de nós e da promoção natural que fazemos ao demonstrarmos interesse pela Blogosfera.

Manter o blogue actualizado com conteúdos de qualidade. É aqui que entram os dramas. Temos vidas, temos namorados, temos famílias, temos amigos, temos sítios onde ir, temos compromissos, temos obrigações académicas. O blogue é apenas uma pequenina parte do nosso quotidiano e, normalmente, é aquela que é cortada quando os dias são demasiado curtos. No entanto - e falo por experiência própria - é importante mantê-lo actualizado, andar atento à actualidade e escrever diariamente (ou de dois em dois dias ou semanalmente ou o que acharmos razoável tendo em conta o conteúdo que produzimos, o público que nos lê e o tipo de blogue que pretendemos construir). Pessoalmente não acompanho blogues que tenham um número muito reduzido de publicações mensais e sinceramente duvido que venham a ter centenas ou milhares de seguidores no futuro. Um blogue exige dedicação e o sucesso, o número de seguidores e a motivação estão - pelo menos na maioria dos casos - relacionados com aquilo que depositamos no espaço que gerimos. É como o Karma. Quanto mais damos, mais recebemos.

Estar presente nas redes sociais. Posso dizer-vos com certeza que uma parte importante dos meus leitores não têm blogues. Uma parte importante das pessoas que me visitam acompanham-me através do Facebook, do Instagram e do Twitter e com o passar dos dias reparo que escrever no blogue já não é por si só suficiente nem para quem me lê nem para mim própria. Claro que isto é uma opção minha mas, como o meu blogue está longe de ser um diário, gosto de ir registando os meus dias noutros espaços e gosto que as pessoas sejam capazes de se identificar comigo através desses pequenos registos que, por uma razão ou outra, não vêm parar ao blogue. As pessoas gostam de acompanhar as nossas saídas, as nossas viagens e os nosssos momentos mesmo quando não temos acesso a um computador. E eu acho que dar-lhes isso - sem esquecer que há momentos privados que ninguém precisa de ver - é uma vantagem. O truque reside em estar presente noutros espaços e noutras redes de forma a alcançar públicos diferentes e os amigos dos leitores ou os amigos dos nossos amigos.

15 comentários:

  1. Concordo contigo, acho que é a fórmula mais simpática para construir um blog: dar um pouco da nossa alma aos nossos textos mas também saber ter visão e presença nos outros lados, nem que seja para nos aproximarmos mais um pouco de quem tira um tempinho para nos ler :)

    ResponderEliminar
  2. adororei esta frase " É como o Karma. Quanto mais damos, mais recebemos."

    e resumo o teu texto todo a marketing +.+

    concordo no que falas completamente ..

    contudo existe blogs e pseudo-blogs no sentido de pseudo figuras publicas que criam e blogs pessoas que começaram do nada mas isso é a minha opinião

    e hà espaço para todos aqui neste mundo :)

    ja comentei noutro blog sobre este assunto parabéns por falarem deste tema +.+ pois toda a gente acha que é fácil e que não temos mais vida que o blog e que temos que tar 24 h aqui e que a inspiração bem do nada +.+


    bIG BEIJo
    Anny

    annydajuba.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava que o meu blog estivesse ativo em redes sociais, e espero um dia ter coragem para o fazer sem ter medo de levar com bocas ou brincadeiras de quem me conhece... Eu escreveria o mesmo se os meus conhecidos me lessem, mas não sei, é diferente.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post e deu-me algum insight para como tratar do meu blog no futuro. (:

    ResponderEliminar
  5. Incrível que esta semana escrevi um post e agendei sobre a questão de ler, ser lido, comentar e ser comentado...
    Acho exatamente o que tu achas.
    Acho mais ridículo quando um blogue está no início e comenta sempre o teu blogue, responde te aos comentários e depois quando agarra "alguma fama" deixa de te responder totalmente... Não tenho pachorra! Deixo logo de seguir.
    E odeio blogues que começam como nós e depois tornam-se super comerciais!

    ResponderEliminar
  6. Concordo embora não exponha todas as minhas redes sociais e nalgumas nem sempre esteja muito presente. Não consigo ainda aderir ao periscope, porque senão já o tinha feito!

    ResponderEliminar
  7. Completamente verdade! Há muito "trabalho" por detrás de um blog e não e so colocar coisas online é esperar que o sucesso apareça!

    ResponderEliminar
  8. Adorei o teu post! Responde a muitas das minhas dúvidas recentemente e concordo com tudo, faz muito sentido. Embora eu tenha outras redes sociais não exponho muito do meu blog nas mesmas, só recentemente é que aderi a alguns grupos sobre blogs portugueses.

    ResponderEliminar
  9. Sublinhamos tudo o que disseste. Mesmo sendo um hobbie/ uma brincadeira, é importante que se tenha consciência do trabalho que dá gerir tudo. Dá imenso! Mas a verdade é que mesmo que dê trabalho, também nos traz um bem maior. Aumentamos o nosso conhecimento e acreditamos até que nos ajude a ver a vida de uma outra forma ao seguir blogues. Adoramos! Seguimos blogues de todos os géneros e feitios, literalmente! Não comentamos muito, até porque isso requer mais tempo que não temos de momento, mas gostamos bastante de estar atentos.

    Ela e Ele.
    www.elaeele-nos.blogspot.com - O Blogue de um Casal! <3

    ResponderEliminar
  10. Acho que é uma mais valia aliar o blog a outras redes sociais, contudo isso requer muito trabalho e disponibilidade que nem sempre todos nós temos.

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo. Eu tenho o blogue desde início de Maio e só tenho uma dezena de leitores. Tento ser bastante ativa na blogosfera, não só porque estou pesquisando mais leitores, mas também porque gosto de ser parte deste mundo. Atualmente consigo escrever posts cada 3/4 dias, espero melhorar cada dia mais.
    Beijo

    behindkaleidoscopeeyes.blogspot.it

    ResponderEliminar
  12. excelentes dicas, foi muito útil mesmo
    concordo especialmente com primeira, é obvio que temos de mostrar interesse nos blogues das outras pessoas se queremos que elas leiam o nosso
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  13. Olá. Recentemente decidi criar um blog e ler este tipo de dicas de bloggers que por aqui andam há mais tempo que eu, abre-me os olhos, de certa forma. Eu sempre segui blogs e concordo contigo em todos os aspetos. É completamente impossível alguém alcançar qualquer tipo de sucesso sem se esforçar.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar