Thirteen

APLICAÇÃO | Periscope

Fui convencida pela Sara e aderi. Ainda não fiz nenhum vídeo - até porque ninguém ia ver - e tive que criar uma conta no Twitter para poder aceder aos vídeos dos outros mas aderi. Estou no Periscope, uma rede social que está a dar os primeiros passos em Portugal e que nos permite fazer vídeos em directo enquanto conversamos com quem nos vai deixando mensagens e perguntas em tempo real.

O conceito é simples mas tem sido valorizado pela comunicação social e pelas celebridades, pelas marcas e pelos bloggers que querem estar mais perto dos fãs, dos leitores e dos consumidores. Ainda estou na fase de exploração e, como disse, ainda não fiz nenhum vídeo - não sou conhecida e as minhas pessoas ainda não utilizam esta aplicação por isso penso que seria aborrecido falar para o nada quando o objectivo do Periscope é mesmo interagir com quem está online - mas tenho gostado imenso de ver os vídeos das pessoas que acompanho e de intercvir através de comentários. A parte gira da aplicação é que os vídeos só ficam disponíveis durante 24h. Ou seja, se não viram o vídeo em directo têm exactamente um dia para ver a gravação (e não podem comentá-lo nessa altura). Depois disso, ele cai num buraco negro e desaparece como se nunca tivesse existido. 

Perguntaram-me se esta aplicação era semelhante à do Snapchat mas eu acho que não por duas simples razões: o Snapchat não é utilizado pelo mesmo público nem é utilizado com o mesmo objectivo (de todo!). O Periscope é usado para live stream e só tem piada se tivermos alguém a ouvir-nos em tempo real, o Snapchat é utilizado para enviar parvoíces aos amigos com a certeza de que eles nos vão responder momentos mais tarde. O Periscope ainda está em fase de testes aos meus olhos - e parece-me que será uma daquelas aplicações que vou esquecer daqui a uns dias - mas, por enquanto, apetece-me continuar a explorar. Fica a informação de que a aplicação está disponível para iOS e para Android (4.4 ou superior) e que, apesar de gratuita, exige que lhe seja associada uma conta de Twitter.


[@carolina_nelas]

4 comentários:

  1. Parece-me interessante :) Talvez faça download para experimentar.

    ResponderEliminar
  2. AAH! fui agora ver e já existe para android! YEY!
    Ando com uma curiosidade brutal em relação ao periscope. Já ouvi falar muito bem, portanto. Vou testar, depois opino :p

    Beijinho,
    Teoria de Tudo Sobre Nada
    https://teoriadetudosobrenada.wordpress.com/

    P.S. - Só tens opção de serem utilizadores google a comentar?

    ResponderEliminar
  3. Para já não me parece muito interessante. Não gosto de compromissos assim, em que para ter conta num sítio tenho de fazer outra conta noutro sítio, até porque nem aprecio o twitter. Manias minhas, claro! :P

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela partilha de conhecimentos. Já tinha ouvido falar, mas tinha tido alguma preguiça em pesquisar o que era. Obrigada pela explicação! :)

    Ela.Vem daí reclamar a tua almofada personalizada!

    Sabe mais em:
    www.elaeele-nos.blogspot.com

    ResponderEliminar