TURISMO | Porto Ponto ou Berlim Ponto?

Aos olhos do Mundo o Porto é uma das maiores relíquias portuguesas. Pelas ruas, pelas tradições, pela cultura, pela animação, pelos azulejos, pelos sons, pelos cheiros, pela agitação, pelos monumentos... Apesar de ainda não ser uma cidade totalmente valorizada pela população nacional é um destino adorado por milhares de turistas que cresce a cada ano que passa. O Porto tem sido trabalhado, tem sido reconhecido, tem ganho prémios. E ainda há muito para fazer neste pedacinho de Portugal mas também há que valorizar tudo aquilo que se tem vindo a alcançar turisticamente falando e não só.

O Porto lançou, em Setembro, a sua nova imagem. Porto Ponto. Simples e inspirada nos tradicionais azulejos azuis e brancos. Uma imagem que, apesar de recente, já ganhou vários prémios de design. Uma imagem que visa dar uma nova cara à cidade, que aposta no minimalismo, que tenta inovar e fugir aos panfletos turísticos repletos de igrejas e fotografias repetitivas. Uma imagem que, aos olhos dos entendidos em marketing, é indicada como um ponto de partida para uma excelente campanha.

E a nova imagem gráfica do Porto tem sido tão aclamada internacionalmente que até foi plagiada por Berlim, que eliminou todas as páginas da sua campanha turística nas redes sociais quando a polémica se instalou. Dizem que o plágio é a maior forma de reconhecimento e sucesso. Será que, quando se trata duma campanha internacional no âmbito do Turismo não é só estupidez?

7 comentários:

  1. Viva à minha linda cidade! :) ahah

    ResponderEliminar
  2. Como Bem sabes, adoro o Porto e da ultima vez que lá fui vi muitos cartazes assim e fiquei curiosa mas nunca tinha percebido, acho mesmo fantástico!

    ResponderEliminar
  3. Bibó Porto! Já conheci algumas cidades do pais, já vivi inclusive no estrangeiro, e a verdade é que sou suspeita, porque ninguém gosta mais do Porto do que os tripeiros, mesmo assim arrisco-me a dizer que o Porto é uma cidade cheia de potencial, carregada de historia, lindissima, que se de vez em quando lhe vê cortam as pernas é por desavenças idiotas.
    E quanto a essa situação de plagio, eles era para ver se passava, felizmente não passou. Que as pessoas continuem assim atentas.

    ResponderEliminar
  4. Tenho pena de morar tão perto e ir lá tão poucas vezes no ano... A imagem está giríssima!

    ResponderEliminar
  5. Olha não estava a par desta polémica...
    Beijinho*

    ResponderEliminar