VIDA ACADÉMICA | 5 Pontos Para Gryffindor!

Para a cadeira de Empreendedorismo e Inovação em Turismo tivemos que criar de raíz uma ideia nossa e desenvolvê-la com tudo o que lhe era imprescindível: relatório de apresentação, plano de negócios, orçamentos, análises de mercado, argumentos a favor da sua viabilidade, estratégia comercial e por aí em diante. Pediram-nos que criássemos algo de concreto, que calculássemos riscos, que colocássemos em cima da mesa a hipótese de criação duma empresa, que defendêssemos os nossos passos, que disséssemos porque é que escolhemos azul em vez de vermelho ou quadrado em vez de redondo, que criássemos estratégias de promoção para a ideia, que sinalizássemos possíveis clientes, que escrevêssemos todos os conteúdos do projecto e que fizéssemos uma apresentação esclarecedora como se procurássemos angariar clientes e investidores. Foi o projecto Shark Tank deste semestre.

Não interessa que ideia apresentei mas saliento algo que os elementos do meu grupo também afirmam: este foi o projecto que recebeu maior dedicação da nossa parte apesar de ter sido também o mais trabalhoso. Era uma ideia nossa, totalmente desenvolvida e melhorada pelos três ao longo do semestre, sem pesquisas em teses de doutoramento ou estudos intensivos. Foi algo real, concreto e aplicável; um caso prático que nos ensinou mais do que as matérias que lhe estavam inerentes.

E este projecto - aliado a outros trabalhos e matérias que me interessaram particularmente ao longo destes dois anos (com destaque especial para Marketing Turístico e TIC em Turismo - que a minha turma odiou) - foi absolutamente essencial no processo de descobrir para onde devo direccionar os meus objectivos profissionais.

11 comentários:

  1. Também tive de fazer algo parecido mas na criação de uma empresa de serviços de alimentação na cadeira de Gestão e deu-me um tra-ba-lhão! :)

    ResponderEliminar
  2. Por vezes basta um um trabalho para percebermos exactamente o que queremos fazer no nosso percurso profissional. Enquanto analisas e decides, aproveita a viagem =)

    ResponderEliminar
  3. Desculpa a ignorância mas o que é TIC em Turismo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Turismo :)

      Eliminar
  4. Agora fiquei curioso para saber o teu projeto! Não podes mesmo revelar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como ainda não sei se vai - ou não - sair do papel e ganhar outras proporções não acho pertinente revelá-lo :) Talvez um dia!

      Eliminar
  5. Os trabalhos são nos muito úteis, não só para compreendermos a dinâmica e o conteúdo que envolve qualquer temática que seja, bem como, para olharmos para nós e pensarmos o que faríamos com essa situação. Espero que tenhas o maior sucesso. Beijinho

    http://giselapascoal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Acho que é uma área em que te encaixas e se é isso que procuras, força nisso! :)

    ResponderEliminar
  7. Até pode ser que coloquem a ideia em prática depois

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho um projeto em que temos que estudar a viabilidade de um novo produto completamente pioneiro no mercado onde se insere, e está a dar um trabalhão dos diabos. Mas ao mesmo tempo é tão prático e tão interessante que torna mais agradável dedicar tempo a isso :)

    ResponderEliminar
  9. R: Ah, muito bem! Eu ando por cá, ainda que pareça que não :)

    ResponderEliminar