Thirteen

LIVRO | Mala de Senhora e Outras Histórias

"Mala de Senhora e Outras Histórias" - na edição que tenho - pertence a uma colecção promovida pelo Expresso que enaltece "jornalistas escritores" e é uma obra para quem se quer obrigar a ler mais. Sendo constituído por pequenos contos de meia dúzia de páginas, este é um livro que combina com dias muito ocupados, bebidas frescas solitárias na esplanada e mesinhas de cabeceira que recusam a vontade de receber pensamentos pesados. É um livro leve, inegavelmente, pelo tamanho das histórias que o constituem.

Numa opinião mais generalizada - porque não faz qualquer sentido referir os contos individualmente sob pena de estragar futuras leituras - este é um livro que foca situações simples e pessoas misteriosas e que nos leva a reflectir sobre a vida de forma quase acidental. Não conhecia o tipo de escrita de Clara Ferreira Alves mas esta revelou-se acessível, fluída, com boas descrições e pózinhos de jornalista (directa ao assunto e sem grandes rodeios). Não morri de amores mas também não tive qualquer dificuldade a decifrá-la linha após linha. Nem mesmo com as expressões em francês e em inglês que vão aparecendo de forma quase aleatória.

É um livro que se lê rápido, que nos provoca algumas questões, que nos faz equacionar algumas das nossas atitudes e que nos leva a pensar que vida queremos ter. Ou se calhar não e isso só aconteceu comigo. Não o achei nada doutro mundo mas, seja como for, é um livro pequenino que se lê bem e que destaca personagens interessantes. Algumas das histórias ficaram aquém daquilo que eu acho aceitável pela falta de profundidade e conteúdo mas outros capítulos acabaram por me maravilhar com as tais questões que se prolongaram até depois de arrumar o livro. Se interessar, o meu conto favorito foi o primeiro: O Coleccionador.

7 comentários:

  1. Resp: Somos duas. Mas suponho que contigo seja diferente não é? Ou também tens que responder a um inquérito?

    Não conhecia, parece ser interessante!

    ResponderEliminar
  2. Se é fácil de ler é indicado para mim porque eu não sei ter atenção aos pormenores ehehhe :$ ;)
    Bjinhos Sandra Color-s

    ResponderEliminar