TEMPO DE ANTENA | Ensino Superior: Farmácia Biomédica

"Se há uns anos atrás me previssem o destino e dissessem que eu estaria no curso que estou hoje, provavelmente eu iria rir-me. Os meus interesses eram muito mais dirigidos para as Artes, tanto que o meu sonho era ser Designer de Moda. Mas, no 9º ano quando chegou o momento de decidir que área seguir acabei por deixar esse sonho para trás ao descobrir um amor pelas Ciências que até então me passava despercebido. 

No 10º ano comecei a interessar-me mais especificamente pela área da Saúde e a pesquisar mais sobre os cursos que existiam e que poderiam fazer parte das minhas opções de candidatura. Inicialmente descobri a Licenciatura em Química Medicinal, pareceu-me interessante mas quando vi o plano de estudos e as unidades curriculares nele incluídas perdi um pouco o interesse. Por sorte encontrei a Licenciatura em Farmácia de Biomédica e a partir daí não tive mais dúvidas. 

É provável que nunca tenham ouvido falar pois trata-se de um curso relativamente recente e que só pode ser encontrado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (UC). Por ser tão pouco conhecido, pode suscitar algumas dúvidas mas isso não me impediu de arriscar. Para se candidatarem precisam de duas provas de ingresso: Biologia e Geologia e Físico-Química. 

O curso tem a duração de 3 anos e inclui saídas profissionais tais como a indústria farmacêutica, unidades reguladoras como o Infarmed e unidades de investigação. No que diz respeito às unidades curriculares, encontram algumas mais gerais e que podem ser encontradas em outras licenciaturas tais como Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Farmacologia, outras mais específicas como Biotecnologia Farmacêutica, Desenvolvimento Farmacêutico do Medicamento e, ainda unidades curriculares mais relacionadas com a parte da regulamentação. 

Inclui aulas teóricas e práticas, no entanto a maioria das aulas práticas concentram-se mais no primeiro ano. Neste meu segundo ano, que foi o mais trabalhoso, tive a oportunidade de trabalhar nas aulas laboratoriais com animais e foi realmente uma boa experiência que me ajudou a perceber melhor o que pretendo fazer no futuro. 

Como é curso pequeno, o ambiente acaba por ser mais acolhedor e conseguimos até ter uma relação mais próxima com os professores. Quanto à Praxe, posso-vos dizer que estava bastante assustada quando cheguei à faculdade mas acabou por ser melhor do que esperava e passei momentos muito engraçados. 

Quando concluir a licenciatura, pretendo prosseguir os estudos num mestrado ainda na área da indústria farmacêutica. A investigação é um dos meus grandes interesses, confesso que a parte da regulamentação não faz parte dos meus planos e daí ter uma maior necessidade de não me ficar pela licenciatura. 

Relativamente aos que já concluíram a licenciatura, têm seguidos caminhos bastante variados, desde estágios no Infarmed, mestrado em Marketing, mestrado em Biotecnologia Farmacêutica, entre outros. Este ano tive a oportunidade de conhecer uma ex-aluna que está num dos centros de investigação da UC, que é sem dúvida um dos meus sonhos e, soube mesmo bem ver que realmente este curso me pode ajudar a chegar onde quero. Já vou para o terceiro ano e não me arrependi até agora de ter escolhido este curso. Se o Ensino Superior é fácil? Não! Mas, pesquisem muito, porque quando se faz o que se gosta tudo se torna mais fácil."



Lani, Aluna do Segundo Ano da Licenciatura em Farmácia Biomédica na Universidade de Coimbra.

[Se tiverem dúvidas ou questões podem deixá-las na caixa de comentários. A Lani irá responder às vossas perguntas no mesmo espaço assim que possível.]

6 comentários:

  1. Parece um curso muito interessante :)

    Carolina queria deixar uma sugestão que não sei se te interessa mas...
    Durante o Verão (enquanto o Tempo de Antena está a ocorrer) era muito bom se pudesses criar um separador com os links para estes post em que estivesse dividido por áreas: ciências, humanidades, economia e artes. Era mais fácil encontrar p que procuramos.
    Desculpa estar-me a meter e por favor não leves a mal (percebo perfeitamente se não o poderes/quiseres fazer porque é um pedido que dá algum trabalho)

    Obrigada por esta excelente rúbrica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blogue irá sofrer alterações em breve e será mais simples consultar as diferentes categorias e rubricas. No entanto, penso que não faz sentido dividir o "Tempo de Antena: Ensino Superior" em diversas áreas de estudos uma vez que já se trata duma edição especial doutra rubrica que já existia. Não quero criar páginas nem separadores com esse objectivo apesar de perceber o teu pedido... De qualquer forma, obrigada pela sugestão e peço desculpa por não a cumprir :)

      Eliminar
    2. Não há qualquer problema. Como disseste e bem era apenas uma sugestão. :)

      Eliminar
  2. Claro que tinha de vir aqui dizer, de uma forma nada parcial, que a Lani vai ser uma excelente investigadora! <3
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha que linda Ju! Espero que sim <3

      Eliminar
  3. Parabéns. Gostei muito do teu blog

    http://oshomensnaosaotodosiguais.blogspot.pt/

    ResponderEliminar