Thirteen

AMOR | Afinal, o que pode ser considerado "traição"?

Com o tempo aprendi que a palavra traição não tem propriamente uma definição generalizada e universal. É, provavelmente, o tema mais ambíguo nesta coisa das relações e com o tempo vamos percebendo que o que é traição para uns, não tem necessariamente de ser traição para outros. Um beijo é traição? Uma quebra de promessa é traição? Um passeio com uma terceira pessoa num sítio especial para o casal é traição? Uma troca de mensagens amorosas é traição? Ou só é traição quando há relações sexuais? Pessoas diferentes em relações distintas terão opiniões antitéticas. O importante no meio disto tudo é estar em sintonia com o parceiro, partilhando uma definição análoga, sem margem para dúvidas ou desculpas absurdas.

pleuriszooi:

I love this picture so much

15 comentários:

  1. Exato, depende muito de pessoa para pessoa!

    ResponderEliminar
  2. Ha tanta coisa que pode ser considerada traição! Mas ha níveis de traição: da traição "aceitável" ate a traição imperdoável!
    Para ti o que é uma traição imperdoável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim não há traição aceitável, é sempre imperdoável, caso contrário não lhe atribuo esse nome :)

      Eliminar
  3. Muito bem dito! Para mim traição é algo que não se pode perdoar. Por exemplo, eu ficaria chateada se o meu namorado beijasse outra pessoa, no entanto se o beijo não tivesse significado nada para ele e não se voltasse a repetir conseguiria perdoar. Sei que para a maioria era impossível.

    ResponderEliminar
  4. Pois para mim traição é sempre traição e não consigo desculpar seja o que for. Tudo o que quebre o que foi prometido ao outro, tudo o que magoe muito é traição.

    ResponderEliminar
  5. De tudo o que disseste, não conseguiria perdoar muita coisa. Fazer uma promessa e ela ser quebrada, não digo que seja traição, mas ficaria certamente magoada. Beijar, passear e trocar mensagens amorosas com uma terceira pessoa não aceitaria, muito menos que dormisse com outra, por favor. Acho que se estamos numa relação a dois, é para se respeitar o outro e não para magoar.

    ResponderEliminar
  6. Como tu dizes e bem, o importante é as duas pessoas estarem em sintonia. No início da relação deve-se falar sobre isso e elaborar limites que nunca devem ser ultrapassados (tanto em relações monógamas como em relações poliamorosas) para evitar complicações e também para dar a conhecer ao outro aquilo que nós não toleramos. Sem comunicação é quase impossível perceber esse tipo de coisas, por isso estabelecer tudo isso logo no início do relacionamento é muito importante.

    ResponderEliminar
  7. Para muitos "traição" resume-se a ter relações sexuais com outra pessoa, está errado. A "traição" emocional também existe e em muitos casos consegue ser pior. Nunca conheci alguém que dissesse que "um beijo não é traição", isso é ridículo e não faz sentido nenhum. Também acho que as quebras de promessa não têm nada a ver com esta questão. Pessoalmente não faço distinções nesse departamento, se dorme com, beija ou troca mensagens de cariz sexual/amoroso, é traição.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  8. Ora muito bem dito. A traição é quando a pessoa não consegue perdoar a outra, quando o parceiro, no caso da relação faz algo que rompa a confiança e a ligação que ambos têm.

    ResponderEliminar
  9. acho que tem a ver com o sentimento e a intenção

    ResponderEliminar
  10. A ideia generalizada é que se não houve troca de beijos ou relações sexuais não se traiu realmente alguém, e portanto tudo o resto é desculpável. Para mim, se houvesse uma escala de "worst case cenario" em relação a traições, o pior seria haverem sentimentos por outra pessoa. Mas por outro lado, se um beijo tem o significado que tem, mesmo que não haja sentimentos, para quê fazê-lo sabendo que se iria magoar outra pessoa, ainda que depois se diga "mas não senti nada"?

    ResponderEliminar
  11. Até o próprio pensar "aí pá se eu não tivesse namorado/a até te fazia x, y e w" para mim já é traição, mas também quem sou eu para falar de amor x)

    ResponderEliminar
  12. Não poderia concordar mais. Acho que é algo que tem de ser bem definido e esclarecido entre o casal.

    ResponderEliminar
  13. Eu apercebi-me disso na minha última relação... Tal como dizes, o importante é estabelecer logo tudo no início para evitar mais tarde desentendimentos em relação a isso.

    ResponderEliminar
  14. "Traição" é um conceito complicado porque acho que, de certa forma, varia mesmo de pessoa para pessoa... Para mim, traição não é só beijos ou relações sexuais. Acho que esconder certas coisas pode também ser uma traição, tal como, por exemplo, um namorado falar com outra rapariga com intenções além das de amizade pode ser uma traição. De entre todas as coisas de que me lembrei, neste momento, para exemplificar traições acho que não perdoaria nenhuma e nem pensei só em namoros/casamentos mas também em amizades. Mas isso dava um comentário ainda maior :)


    www.asofiaworld.com

    ResponderEliminar