Thirteen

CINEMA | La Cage Dorée [2013]

"A Gaiola Dourada", em português. Vi na semana passada e, ao contrário de muita gente, gostei bastante. As minhas expectativas não estavam muito elevadas mas depois de tantas críticas negativas em tantos blogues esperava algo totalmente desprestigiante e injurioso. E não foi isso que vi.

Esta é uma comédia baseada em estereótipos com muitos clichés mas é uma comédia que entretém, que retrata pormenores interessantes e que, apesar de não ter um argumento fabuloso, tem um elenco bem estruturado (palmas para as participações de Rita Blanco e de Joaquim de Almeida!), paisagens bonitas e uma boa banda sonora. No geral, o Ruben Alves - filho de emigrantes portugueses - fez um bom trabalho e criou um filme divertido com um toque francês, detalhes culturais e valores bonitos de trabalho, coragem e orgulho.

Apesar de não ser nada de muito profundo ou intelectual e apesar de ter alguns pormenores que caem de páraquedas só pela piada, esta é uma longa metragem que faz boas referências à saudade portuguesa, ao amor pela pátria, aos hábitos de quem está fora, à aculturação e aos desafios do quotidiano num país diferente estereotipando também as personagens com maior poder financeiro.

Sei que muita gente ficou ofendida com algumas abordagens do cineasta mas eu não me senti gozada nem achei que, como portuguesa, tenha sido apelidada de ignorante só porque as personagens principais têm profissões mais simples (afinal, foi isso mesmo que aconteceu na década de 60; não é motivo de drama ou vergonha e esta exposição não deve ser vista como um insulto). O filme é baseado em estereótipos e deve ser levado na brincadeira.

14 comentários:

  1. Por acaso a Gaiola Dourada é um filme que está no top da nossa lista de filmes a ver!
    Temos que apoiar mais o que se faz em nome de Portugal.

    - Ela e Ele, do blogue de casal.
    Blogue | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Eu honestamente não gostei, mas é como tudo... Se todos gostássemos de amarelo as lojas não vendiam rosa :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Eu já vi há algum tempo e também gostei. Confesso que estava de pé atrás, mas achei um ótimo filme para ver domingo à tarde com a família, simples e com piada.

    ResponderEliminar
  4. Eu vi na altura que saiu no cinema com os meus pais e gostei bastante!! Não me lembro muito bem de alguns pormenores mas sei que me diverti imenso e dei umas gargalhadas. Como tu dizes, não é nada de especial mas diverte. Quanto ao facto de ficar ofendida, não fiquei e na altura falei dele com emigrantes por causa dessas críticas, que poderiam ser quem se sentia mais ofendido pela caracterização do filme, e disseram-me que, no caso deles claro, muito pelo contrário sentiram-se elogiados. Disseram-me que o filme mostrava o quanto eles tiveram de trabalhar para ter uma boa vida no estrangeiro e o que tiveram de renunciar. Eu concordo com eles, acho que é um filme que mostra muito a força dos portugueses que escolhem emigrar para conseguir melhores condições de vida.

    ResponderEliminar
  5. Ainda quero ver esse filme. Quando vi a apresentação não me puxou para ver no cinema mas puxou-me para ver eventualmente. Tinha-me esquecido dele, publicaste na hora certa! :P

    ResponderEliminar
  6. Eu também vi e gostei muito! Fartei-me de rir em algumas situações bem "típicas".

    ResponderEliminar
  7. Ainda não vi, quando saiu não foi um filme que chamou muito à minha atenção e acabou por cair no esquecimento.

    ResponderEliminar
  8. Eu por acaso tbm vi a semana passada e achei um filme bom! Mas o que me fazia imensa confusão era que mudavam do português para o francês e por vezes tinha de meter o filme para trás para conseguir perceber o que diziam em PT!

    ResponderEliminar
  9. Eu fui ver quando estreou no cinema e adorei

    ResponderEliminar
  10. Tal como o conceito de caro é relativo, também o conceito de bom/mau o é.

    No meu caso, também gostei do filme.

    ResponderEliminar
  11. Tenho curiosidade, mas ainda não vi :) #shameonme

    ResponderEliminar
  12. Eu adorei este filme Carolina :) E de verdade, retrata milhares de portugueses, alguns familiares meus, que tiveram que ir em busca de algo melhor na França.

    ResponderEliminar
  13. Também vi e gostei bastante! O filme retrata coisas portuguesas bem típicas e é assim que nós fomos/somos. Não há pelo que ter vergonha :)

    ResponderEliminar
  14. Eu também o vi na semana passada e gostei imenso do filme. Tal como tu, também não me senti humilhada ou qualquer coisa do género.

    ResponderEliminar