Thirteen

LUCKY 13 | 5 Regras de Carolina

Nesta já longa estadia pela blogosfera aprendi a controlar melhor os meus impulsos, a não escrever sobre tudo, a ter algum cuidado com aquilo que publico. Este blogue é público e eu não estou protegida pelo anonimato por isso tenho algumas precauções. Um simples texto pode arruinar uma oportunidade profissional, uma relação ou uma amizade e, pelo menos na minha óptica, é essencial estabelecer algumas regras:

Não publicar textos demasiado pessoais. Coloco muito de mim em todas as publicações que faço. Escrevo sobre algumas questões de saúde, sobre amor, sobre amizade, sobre roupa e sobre polémicas actuais e faço-o de forma transparente, com opiniões reais e um cunho inegável. No entanto, tento fazer bem a distinção entre pessoal e íntimo, entre o que pode ser partilhado e aquilo que deve ficar apenas para mim. Há coisas que são só minhas; há coisas que só a mim me dizem respeito. 

Não escrever sobre situações pessoais no momento em que elas acontecem. Por vezes faz sentido mas, regra geral, não gosto de escrever de cabeça quente nem com a felicidade à flor da pele. Não se trata de superstição, simplesmente gosto de me distanciar, de deixar passar umas horas ou até uns dias ou semanas antes de escrever sobre o assunto. Muitas vezes perco a vontade e esses temas não chegam sequer a ver a luz da internet porém esta regra dá-me alguma segurança: sei que não me vou arrepender daquilo que publico e sei que os meus sentimentos não mexem com o positivismo do meu blogue.

Não lavar roupa suja. Não gosto de ler coisas destas noutros blogues por isso também não as escrevo no meu e tento distanciar-me disso. Não digo mal de ninguém no meu blogue e, quando faço uma crítica, tento ser o mais educada possível. Insultos, críticas destrutivas e parvoíces ficam de fora. Este ponto está um pouco relacionado com o anterior mas achei pertinente salientá-lo.

Sustentar as opiniões com bons argumentos. Quem escreve um blogue sabe que as nossas frases são facilmente interpretadas da forma errada. Assim, quando escrevo uma opinião mais polémica ou delicada, perco algum tempo a explicá-la. Podem não concordar com o meu ponto de vista mas se o compreenderem é meio caminho andado para estabelecer um debate civilizado, sem dramas desnecessários, julgamentos absurdos ou chatices. Aprendi a jogar pelo seguro. Um futuro empregador pode encontrar o meu blogue e uma mera interpretação pode estragar a minha carreira portanto, se posso evitar desastres desses ao suportar as minhas opiniões, faço-o.

Não publicar "porque sim". Todas as minhas publicações têm um propósito e, ainda que vos pareça que sim, nenhuma serve apenas para actualizar o blogue. Se escrevo uma publicação é porque acho que faz sentido e porque quero mesmo partilhar aquilo convosco. Nenhum dos meus textos serve exclusivamente para manter as estatísticas do Lucky 13. Se não me apetecer publicar durante uma semana, não publico. Se me apetecer publicar seis vezes num só dia, não hesitarei em fazê-lo também.

peach-ly:

simplistic-serendipity:

cheap, up-to-date online fashion boutique

.

16 comentários:

  1. Já me tinhas digo algumas regras da Carolina e achei todas bastante importantes!

    ResponderEliminar
  2. Faz todo o sentido. Eu estou mais ou menos protegida pelo anonimato, na medida em que a grande maioria das pessoas que me conhece pessoalmente não sabe da existência do blog e porque não publico o meu segundo nome, fotos minhas ou certos detalhes que me possam tornar facilmente idenfiticavel. Mas ainda assim tenho algumas bloggers no meu instagram pessoal e tenho consciência que no mundo online português não é assim tão difícil encontrar alguém nas redes sociais, nem que seja por um amigo ou seguidor em comum. Sigo quase todas as tuas regras, excepto a de não publicar textos muito pessoais. De vez em quando ainda falho, mas cada vez menos. Realmente temos que nos proteger ao máximo!

    ResponderEliminar
  3. Acho que quando não há anonimato isso tudo é importante. É por isso que eu gosto que ninguém saiba quem eu sou. Posso dizer o que quero, o que penso e o que tenho de suster no meu dia a dia, por causa das represálias. É bom não ter de me controlar, ter um sítio onde me posso expressar. Foi esta uma das razões que me fez juntar à blogosfera.

    Xoxo
    -V

    ResponderEliminar
  4. 5 regras de Carol que são 5 regras de Ana também.

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda não pensei muito bem sobre essas coisas. Acho que os primeiros meses de blog ainda são de aprendizagem... Mas as tuas regras são mesmo importantes!

    ResponderEliminar
  6. Considero-me recente na blogesfera. Já por cá andei e distanciei-me. Na altura, o meu primeiro blog era demasiado pessoal. Eu desabafava a minha vida ali. Já foi há uns bons anos, era bastante novinha quando isso aconteceu e não via maldade por estas bandas. Enganei-me e sei bem disso.
    No meu novo blog... Acho que só quebrei uma regra, uma vez. Insultei. Insultei quando falei sobre o Cecil. É um assunto que me dá a volta ao estômago. Mas acho que são regras fundamentais, principalmente para quem não está "protegido" no anonimato. Hoje em dia as redes sociais sabem tudo sobre nós, e pode-nos custar a vida profissional uma palavra mais torta.

    ResponderEliminar
  7. Nos primeiros meses do meu blog, não tinha consciência desssas regras. Mas agora, passado quase um ano na blogosfera, sei que essas regras são bastante importantes. Apesar de eu estar protegida pelo anonimato (por enquanto, porque eu quero deuxar de ser anónima, mas tenho medo) sigo essas regras. Às vezes, ainda falho naquela de não escrever textos pessoais (que me tornaram facilmente identificável também, motivo pelo qual quero ser eu a revelar o meu blog antes de o descobrirem) mas cada vez menos.
    Tenho consciência que temos de manter a nossa privacidade.
    Beijinhos,
    Cherry

    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  8. Parecem me bem! Embora eu seja má a escrever somente uns dias depois do acontecimento, só escrevo coisas felizes e costumo pelo menos fazer um rascunho no auge da minha felicidade!

    ResponderEliminar
  9. São regras fundamentais! Já cai em algumas e hoje sei a importância que cada uma delas tem! Acho que são dicas que toda a gente devia ler

    ResponderEliminar
  10. Regras fundamentais, e muito importantes :)

    ResponderEliminar
  11. Regras que acho muito importantes neste meio =)

    ResponderEliminar
  12. Concordo e tento seguir essas regras também. (:

    ResponderEliminar
  13. As 5 razões de adorar o teu blog! É sempre isso que procuro por esta blogo fora e tu és o exemplo perfeito disso!

    ResponderEliminar
  14. acho que mesmo sendo anónimo é sempre bom ter algumas regras :)

    ResponderEliminar
  15. Isto é ouro mesmo - obrigada por teres partilhado este post :) por vezes tenho medo de mostrar demasiado de mim na forma como escrevo...não sei. Mas a questão de possíveis empregadores é algo que me faz uma certa confusão também. A ver vamos!

    Jiji

    * GIVEAWAY - Ganha um Colar + Pulseira + 3 anéis da Coolares *

    ResponderEliminar