Thirteen

VIDA ACADÉMICA | Ano de Caloira

Não é por acaso que nos dizem que o Ano de Caloiro é o melhor ano. Tenho aproveitado bem cada uma das minhas etapas académicas mas confesso que guardo um carinho especial pelo meu primeiro ano no Ensino Superior. Pelas novidades que me trouxe, pela mudança que a minha vida sofreu em todos os sentidos, pelo meu crescimento e pela minha evolução, o meu Ano de Caloira foi um bom ano, cheio de emoções fortes e de conhecimento.

A Praxe, os novos amigos, as novas rotinas, as novas matérias... Todos esses pormenores foram decisivos para a minha integração e o primeiro ano de Faculdade foi, sem qualquer dúvida, o ano em que descobri a Carolina que queria ser para mim e para os outros, academicamente e socialmente. Acho que a Faculdade é isso mesmo: mais do que um local é uma etapa, uma fase que nos define (ou que nos ajuda a definir), que nos dá ferramentas para vencer na vida, que nos ensina que tipo de pessoas queremos guardar. Estou prestes a entrar no meu ano de Finalista e repetia o meu Ano de Caloira sem hesitar. Começava tudo de novo com o cabelo cheio de farinha e a textura da capa negra pela primeira vez nas minhas mãos ao som de Feiticeira. Aproveitem.

14 comentários:

  1. Sem dúvida, o melhor ano é o de caloira. Beijinho

    http://giselapascoal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. R: Eu acho que o facto de não se perdoar algo, não quer dizer que exista rancor, entendes? Eu percebo perfeitamente quando falas em traição, é sempre um tema muito polémico e sensível, mas não me parece que não exista a possibilidade da pessoa traída conseguir ultrapassar a situação e, melhor ainda, consiga lidar com ela na maneira como interage com a pessoa que traiu. Não me parece que seja necessário ignorar essa pessoa para o resto da vida, falar mal dela pelos quatro cantos do mundo e afins...! Não se perdoa, não se esquece, mas passa-se por cima. É assim que eu penso :)

    ResponderEliminar
  3. Podia ter sido eu a escrever isto e acho que podemos todos dizer o mesmo

    ResponderEliminar
  4. O meu ano, apesar de ter sido passado longe de casa, fez-me descobrir a pessoa que eu achava que já conhecia e compreendo-te tão bem neste texto :)

    ResponderEliminar
  5. R: O "falar mal" foi apenas um exemplo, porque a bem ou a mal, há quem o faço muito após alguém cometer algum erro. Eu entendo perfeitamente o teu ponto de vista. E concordo contigo quando dizes que só podes confirmar quando passares pela situação. Acho que passar pelas coisas - principalmente por uma traição - muda completamente a nossa maneira de ver as coisas. Pelo menos mudou a minha maneira de ver muitos assuntos. Mas cada caso é um caso. E as coisas mudam!

    ResponderEliminar
  6. Nem acredito que já se passou assim tanto tempo. Lembro-me como se fosse ontem das publicações que fizeste ao longo do teu ano de caloira e agora já vais para o último ano. O tempo passa tão depressa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma das coisas que me faz gostar tanto do meu blogue. A capacidade de ter um local onde registo as minhas etapas de vida e experiências é algo que me preenche. E é tão bom ter pessoas a acompanhar-me há tanto tempo...! (:

      Eliminar
  7. Também guardo com o mesmo carinho o meu ano de caloira e devolvia o traje inteiro para voltar aos tempos da farinha na cara e das expectativas inevitáveis :)

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente contigo. Acho que o 1º ano é o melhor deles todos :)
    http://surpreende-mee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Este texto poderia ter sido escrito por mim. Adorei o meu ano de caloira. Foi o ano de descoberta, de aventuras, de conhecer novas pessoas e, como dizes, decidir quem quero que faça parte da minha vida. Foi um excelente ano.

    ResponderEliminar
  10. Espero concordar contigo no fim do meu percurso académico que esta prestes a começar. Parabéns pelo blogue :)*

    ResponderEliminar
  11. Também vou agora para o 3 ano e sinto falta do 1! Foi o ano em que a minha vida mudou completamente: nova cidade, novas pessoas, novos amigos e novas decisões que antes não tinha de tomar. Foi um ano emocionalmente uma montanha russa mas não o trocava por nada :) tenho a certeza que vamos morrer de saudades desse ano e quando acabarmos a faculdade vamos ter saudades dos 3. Eu já dou por mim a pensar o que vou fazer à minha vida no final deste ano lectivo.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  12. Este ano será o meu ano de caloira! :) Espero que no final possa sentir saudades, é sinal de que foi um bom ano!

    ResponderEliminar
  13. o meu ano de caloira tambéem me mudou muito! Fiz amizades muito fortes que me permitiram ver o mundo de uma forma completamente diferente. Foi o ano que me abriu os horizontes e me mostrou que era capaz de mil e uma coisas que não me passavam pela cabeça ser capaz :) Acho que me tornei muito adulta nesse ano mas apesar de ter marcado muito, este 2º ano foi muito melhor em todos os aspectos :)

    ResponderEliminar