Thirteen

DESPORTO | É só futebol, senhores!

Há muitas coisas que não fazem sentido aos meus olhos e uma delas é, sem dúvida alguma, o fanatismo que se gera nos jogos de futebol. Gosto do desporto - gosto muito, até -, gosto de ver bons jogos - independentemente das equipas que desputam em campo -, tenho as minhas equipas do coração e vou ao Estádio sempre que posso. Cresci entre regras de futebol e festejos, como muitos outros portugueses. Mas não consigo compreender o fanatismo. De todo.

Sou feliz quando a minha equipa ganha. Sou feliz quando a equipa por quem estou a torcer ganha. Mas não fico zangada com o mundo - não mais do que dez minutos, pelo menos - quando a minha equipa perde e continuo a ser feliz nessas ocasiões também. Não me zango com amigos por causa dum simples jogo e, felizmente, ainda sou capaz de reconhecer falhas de arbitragem que privilegiam os jogadores por quem torço. E acho que é essa imparcialidade que me impede de compreender as questões de fanatismo e que me fazem odiar tanto ver futebol ao lado de fanáticos que só conseguem ver um dos lados da situação.

Amanhã há Clássico e, para finalizar esta publicação, peço-vos que se lembrem que é só futebol, que a época ainda agora começou e que a violência e o ódio não ganham jogos nem discussões. Aproveitem para conviver, vejam o jogo com amigos, divirtam-se, vibrem com os golos. Por muito bom que seja, é só futebol.

mxschief:

indie/art

7 comentários:

  1. Gosto muito de futebol mas não gosto nada da revolta que surge à volta dela.

    ResponderEliminar
  2. Somos duas!! Sou exactamente da mesma opinião.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso tenho um post para amanhã com o tema futebol, mas com outro assunto que o implica!

    ResponderEliminar
  4. A população do nosso país muitas vezes leva este assunto demasiado a sério e começa a tornar se muitas vezes problemático ao pontos de ser completamente estúpido, enfim.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou aquele tipo de pessoa que se irrita por ver pessoas irritadas por causa do futebol... Eu sofro algumas vezes (como na Taça de Portugal), mas uma coisa é ficar triste por ter perdido, outra muito diferente é insultar e haver violência por causa do futebol. E há que ser imparcial, também. Irrita-me ver pessoas a não admitirem erros de arbitragem demasiado óbvios a favor da sua equipa (principalmente em debates futebolísticos).

    ResponderEliminar
  6. Uma publicação com a qual concordo plenamente! É mesmo só futebol... Há coisas mais importantes para nos chatearmos...
    Beijinho*

    ResponderEliminar