Thirteen

TECNOLOGIA | Realidade Virtual no Estádio do Dragão

O jogo desta noite será o primeiro a ser transmitido através duma tecnologia de realidade virtual criada pela Samsung. Cinco multicâmaras espalhadas pelo Estádio do Dragão, uns óculos Samsung Gear VR (como os da imagem, que estão à venda por 220€ desde Julho) e uma aplicação criada para o efeito são os elementos necessários para assistir ao jogo duma maneira totalmente inovadora. Trata-se de "uma nova forma de assistir a conteúdos em direto" e é um projeto que pertence à Samsung, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, à NOS e à Sport TV. 

O utilizador escolhe o ângulo - porque as câmaras permitem uma visão de 360º - e vê todo o Clássico como se estivesse na bancada, bem perto da relva. Apesar deste ser um sistema complexo, é também um sistema que permite ao utilizador ver em tempo real tudo o que acontece no momento em que acontece, do remate do jogador ao festejo do treinador, da marcação do canto ao treino dos suplentes e ambiente de bancada.

Quem não tem o equipamento necessário para ver o jogo desta maneira poderá experimentar a tecnologia nos cinemas NOS do Centro Comercial Colombo, na loja Samsung do Fórum Almada ou no próprio Estádio do Dragão onde estarão equipas a promover uma demonstração do produto. Portugal fica na História como o primeiro local onde se utilizou esta tecnologia para ver um jogo de futebol e, por aqui, surge a vontade de testá-la.

6 comentários:

  1. FCP sempre a pontuar! :p Boa partilha Carolina!

    ResponderEliminar
  2. Estou tentada a ir ao Fórum Almada! :p

    ResponderEliminar
  3. Eu já experimentei exactamente o mesmo gadget mas para um jogo (numa app de telemóvel criada em específico para o equipamento) e jurei para nunca mais. Ainda é muito primordial e provocou-me enormes dores de cabeça e nos olhos, em especial porque me fez imensa confusão o ecrã estar tão perto da vista. Ao meu namorado aconteceu o mesmo, tonturas e sensação confusa e não, o jogo não tinha muitos movimentos ou efeitos, era bastante monótono e parado até. Nem quero imaginar ficar 90 min com algo assim na vista. Não recomendo...

    ResponderEliminar