Thirteen

VIDA ACADÉMICA | Organizar o Estudo

Organizar o estudo é, a meu ver, tão importante como estudar. Tenho cadeiras maioritariamente teóricas e o meu estudo passa essencialmente por fazer resumos e ler mas nem sempre é fácil prestar atenção a tudo. Assim, a preparação atempada dos materiais de estudo e do espaço onde me dedico às fotocópias passou a ser absolutamente essencial quando escolhi frequentar o Ensino Superior. Deixo-vos então algumas dicas que, no meu caso, resultam:

Tirar apontamentos. Esta é básica. Mesmo quando os professores dizem que vão enviar os slides, eu escrevo. Porque, para além de ser uma fonte de informação segura que não me deixa dependente da disponibilidade dos docentes, é também uma forma de fixar matéria. Se as apresentações estiverem bem feitas terão apenas tópicos de matéria e esquemas e nos meus apontamentos eu desenvolvo cada um deles acrescentando não só a explicação mas também alguns detalhes que são referidos e que facilmente são esquecidos. Fazer apontamentos nos próprios slides também é um bom método quando estes são enviados antes das aulas (nunca me aconteceu mas sei que há quem tenha essa sorte).

Seleccionar capítulos de livros, casos práticos, artigos científicos, sites. Existem cadeiras em que os professores não fornecem qualquer tipo de informações físicas e eu fico limitada aos meus apontamentos. Nas outras - em que os professores partilham outros materiais de apoio ao estudo - eu selecciono os capítulos e documentos mais importantes, imprimo-os e coloco-os no lugar certo, entre os apontamentos que referem aquelas matérias em particular. É uma forma de completar aquilo que escrevi e de acrescentar alguma credibilidade aos meus próprios apontamentos com a ajuda de autores de renome, casos concretos, notícias e leis. 

Manter a secretária arrumada e limpa. Ao contrário do que acontece em muitas casas, a minha secretária nunca está atolada em papéis e não aparenta ter sido apanhada no trajecto dum furacão em época de avaliações. Não consigo estudar num local sujo, confuso e cheio de tralha e ter a secretária organizada é um ponto de partida para conseguir manter o estudo igualmente organizado. Apontamentos da matéria que estou a estudar, muita luz natural, livros que estou a utilizar (ou que poderei vir a precisar), agenda e material de escrita são suficientes.

Fazer questões pertinentes. Não ir para casa com dúvidas. Em muitas cadeiras as matérias estão interligadas por isso é essencial compreender todos os pontos abordados, colocando dúvidas aos professores nas aulas ou nos horários de atendimento. Não defendo a participação na aula só porque sim nem tão pouco acho que as questões devam surgir apenas com o objectivo de sobressair no meio do grupo mas a exposição das fragilidades académicas e os pedidos de explicações sobre determinado esquema ou porção de matéria são válidos e muito importantes.

Assinalar matérias mais complexas e apontar possíveis questões de exame. Porque tanto um ponto como outro são vantajosos na hora de estudar. O primeiro relembra-me que devo focar-me mais naquela parte de matéria - porque surgiram mais dúvidas nas aulas, porque foi uma matéria dada com maior detalhe, porque tive maior dificuldade em percebê-la - e o segundo, apesar de não ser possível em todas as cadeiras ou com todos os docentes, ajuda-me a prever pelo menos algumas partes do Exame Final.

9 comentários:

  1. Sem dúvida que organizar o nosso estudo ajuda imenso. Eu sou uma pessoa muito metódica. Estudo isto e aquilo no primeiro dia, revejo e organizo alguma dúvida no segundo, etc. No final, estamos mais preparados para os testes/exames.

    ResponderEliminar
  2. Este post veio mesmo a calhar :)) Adorei :))

    ResponderEliminar
  3. Concordo contudo no entanto a minha secretária neste momento está um horror. Como estudei para os exames de época especial na Biblioteca Pública a secretária servia apenas para deixar material que já não precisava e trocá-lo por outro mais adequado. Tenho que a arrumar rapidamente porque o meu mestrado é demoníaco e não consigo estudar num ambiente desorganizado.

    ResponderEliminar
  4. A sério, MUITO obrigada, sou sempre um desastre nestas coisas!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas :) Apesar de estar no secundário adoro sempre este tipo de posts que dão para ir ficando informada.

    ResponderEliminar
  6. Tenho poucos professores que trabalham por slides... a grande maioria escreve a matéria no quadro ou vai fazendo os esquemas à medida que nos diz a matéria. Mas, felizmente, os que trabalham por slides enviam antes das aulas, o que é ótimo pois dá para escrever mesmo só os detalhes que faltam lá, sem correr o risco de ficar sem perceber a que diapositivo pertence x apontamento xb no caso dos professores que escrevem a matéria, eu vejo se são daqueles que escrevem mesmo tudo ou se ficam algumas coisinhas por escrever, e nesses casos opto por passar as coisas num rascunho para poder escrever mais depressa e poder pôr também os detalhes xb

    ResponderEliminar