Thirteen

CINEMA | The Great Gatsby [2013]

Gosto de filmes que me cativam não só pelo argumento mas também pelas questões mais técnicas - fotografia, banda sonora, figurinos (...) - e The Great Gatsby, na sua versão mais recente, brilha em todas as suas características. 

Se tivesse que escolher uma palavra para descrever esta longa metragem, optaria por moderno. Porque é isso mesmo que sobressai no meio dos penteados curtos das senhoras e dos suspensórios e chapéus dos senhores. The Great Gatsby é um filme moderno que retrata questões lamechas - como o amor impossível, a fidelidade e o reencontro de dois eternos apaixonados - duma forma inteligente, sem se tornar chato e/ou demasiado previsível. As festas e os arrependimentos coabitam com os enigmas e as fragilidades do ser humano, a saudade mistura-se com a criação duma imagem poderosa, os estereótipos descontrolam-se entre sequências musicais electrizantes e o resultado final é realmente fantástico e arrebatador pela quantidade de elementos que nos são apresentados em simultâneo. Palmas para o realizador - Baz Luhrmann -, para o elenco e para toda a equipa de produção. Não foi por acaso que The Great Gatsby esteve nomeado para vários prémios nem foi por acaso que ganhou alguns deles. 

The Great Gatsby assume-se como um filme pouco subtil - com muitos detalhes de babar - e ganha encanto pela mistura nítida entre a altura em que foi filmado e a época que retrata. O romance de F. Scott Fitzgerald ganha cor e som nesta versão criada para o grande ecrã e o filme como um todo é uma só coisa: absolutamente maravilhoso. Porque não vi antes, mesmo?

23 comentários:

  1. Ainda não consegui ver o filme do início ao fim (vou sempre apanhando o filme já quase no fim). De qualquer das formas li o livro, que é maravilhoso e que recomendo. E a banda sonora é soberba :)

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, mas parece ser interessante :)

    ResponderEliminar
  3. já vi o filme há algum tempo e gostei muito :)

    ResponderEliminar
  4. Está na minha lista. Só ainda não o vi porque quero ler o livro primeiro :)

    ResponderEliminar
  5. A banda sonora do filme está mesmo maravilhosa. Eu adorei por completo!

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me que fui ao cinema vê-lo e fiquei surpreendida.

    ResponderEliminar
  7. Adorei o filme e ainda mais o protagonista ahah

    ResponderEliminar
  8. É um dos filmes que mais adorei.
    F. Scott Fitzgerald tornou-se num dos meus escritores preferidos, após ter lido esta obra. (:

    ResponderEliminar
  9. Vi o filme depois de ler o livro e ambos estão incríveis. O filme está muito bem adaptado, os cenários e o guarda-roupa são de babar! É um filme muito bom, sem dúvida! :)


    www.asofiaworld.com

    ResponderEliminar
  10. Sem duvida que está no meu Top15! Quando o vi pela primeira vez não estava mesmo nada a espera que fosse tão bom, até porque era adaptação do livro, supreendeu-me em todos os aspetos, atores, caracterização, cenários, tudo!

    ResponderEliminar
  11. É um dos meus filmes preferidos. :) Lembro-me bem de como fiquei no cinema: em choque. É tão envolvente, tão maravilhoso!

    ResponderEliminar
  12. Adorei esse filme! E a banda sonora do filme é espetacular!.
    Beijinhos,
    Cherry

    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  13. Ando à uma eternidade para ver e ainda não tive 'tempo', mas agora fiquei cheia de vontade de ir ver...

    ResponderEliminar
  14. O aspeto mais importante que destaco deste filme é o facto de ver uma pessoa morrer sozinha depois de ter "dado" tanto a tanta gente, é realmente triste.

    ResponderEliminar
  15. Ainda não tínhamos ouvido falar sobre este filme, mas pela tua argumentação, parece que vai ser muito bom vê-lo. Muito obrigado pela partilha!

    Blogue Ela e Ele, Ele e Ela
    Facebook Oficial | Insta Casal

    ResponderEliminar
  16. Na altura em que estreou, fui ver ao cinema. É absolutamente fantástico :)

    ResponderEliminar