Thirteen

SAÚDE | A Ansiedade é Uma Bola de Neve

Quem lida diariamente com problemas de ansiedade sabe que os medos ganham dimensões ridículas, que os acontecimentos acabam por tomar proporções absurdas e que os pensamentos são constantes mesmo que mantenhamos uma postura positiva. Não é fácil. Lidar com uma pessoa ansiosa é como lidar com uma bola de neve que vai acumulando partículas e crescendo instantaneamente. 

Mas como podemos desvalorizar certas situações se elas nos afectam tão significativamente? Como podemos relaxar e respirar fundo se sentimos o coração a mil, um nó na garganta e as lágrimas a querer saltar dos olhos? Como podemos ganhar confiança se a nossa autoestima é constantemente posta à prova? Como podemos sentir-nos seguros se há tanta coisa que nos rouba o chão? A ansiedade é uma doença. E ser uma doença de foro psicológico não a transforma em algo menos significativo. De todo.

Sou uma pessoa insegura de mim mesma e acredito que esta insegurança esteja intimamente relacionada com a ansiedade que me assombra desde que me lembro de ser gente. Quando as mudanças ocorrem, quando as pessoas de mau carácter aparecem, quando os comportamentos são incontroláveis, quando as atitudes me afectam mais do que aquilo que deveriam... Como controlar? Como parar de precisar de ajuda? Como parar de ser um fardo? O principal problema da ansiedade é o factor "Bola de Neve". E, por muito complicado que seja - porque o é - precisamos TODOS de lutar contra ele antes que as consequências sejam abusivas.

2 comentários:

  1. É tão bom que partilhes este tipo de textos e espero que ajudem muita gente na mesma situação!

    ResponderEliminar
  2. Espero que este texto tanto ajude pessoas que estejam na mesma situação, tal como ponha no lugar pessoas que dizem da boca para fora que sofrem de ansiedade.
    Eu sofro por antecipação e fico a batotar nas coisas, mas isso não faz de mim uma pessoa com problemas de ansiedade. Torna-me sim numa pessoa ansiosa. São coisas distintas.

    ResponderEliminar