Thirteen

TURISMO | Como poupar dinheiro numa viagem de avião?

Não comprar bilhetes de avião excessivamente cedo. O ideal é fazer as reservas com dois meses de antecedência, sobretudo se viajarmos dentro da Europa. Nem mais, nem menos. A ideia do "quanto mais cedo, melhor" é um mito. Há excepções - e por isso devemos andar atentos e aproveitar os preços mais baixos imediatamente quando estes são realmente aliciantes - mas, tradicionalmente, os cartões multibanco choram mais quando são utilizados excessivamente cedo.

Não comprar bilhetes de avião em cima da hora. Da mesma forma como é um erro comprar os bilhetes de avião excessivamente cedo, fazê-lo na semana anterior à viagem pode ser igualmente preocupante para as nossas contas bancárias (ou até mais, na maior parte das vezes). Também existem promoções de última hora - quando o voo não está completo as companhias aéreas optam por baixar os preços de forma a aliciar possíveis clientes que não estavam a planear viajar - mas, regra geral, deixar as reservas de voo para o último momento traduz-se em preços abusivos. 

Evitar as épocas festivas. Esta é óbvia. Viajar em época baixa é a melhor forma de poupar. Dou-vos o exemplo da minha viagem a Londres - que por ter sido em Fevereiro foi uma autêntica pechincha - e garanto-vos que, como essa, muitas outras podem encontrar se escolherem - e se puderem - viajar em épocas tradicionalmente menos populares. Viajar nas férias de Natal ou em Agosto será sempre muito mais caro do que viajar em Fevereiro ou Novembro.

Ser flexível nos dias de viagem. Viajar à quinta-feira e regressar numa terça-feira, por exemplo, pode ser uma óptima alternativa aos preços excessivos de fim-de-semana. Quando escolherem as datas dos voos, verifiquem sempre os dias anteriores/seguintes aos que seleccionaram inicialmente. As diferenças por vezes são absurdas e, se podem ir/regressar um dia mais cedo/mais tarde, aproveitem a vantagem.

Cumprir as leis referentes ao transporte de líquidos. Ir preparado evita gastos desnecessários. Para quê correr o risco? Levar os produtos de higiene pessoal em embalagens adequadas é fundamental e ajuda a poupar uns trocos. É uma regra bocadinho parva? É. Mas existe e desrespeitá-la pode causar estragos financeiros. Pensem na quantidade de dinheiro que terão de gastar se todos os vossos cremes e afins ficarem retidos. Desnecessário, correcto?

Optar por companhias aéreas low-cost. É errado condenar as companhias aéreas de baixo custo sem conhecer as suas vantagens e é igualmente precipitado aplaudi-las sem conhecer as suas falhas. O facto destas empresas terem preços mais acessíveis não significa - de todo! - que a qualidade dos voos esteja comprometida. Um bilhete mais caro pode não significar um voo sem falhas e um bilhete mais acessível nunca pode justificar erros de segurança. Como em todos os sectores, há leis e regras que nos protegem - como cidadãos e clientes - e que zelam pelo nosso bem-estar. As companhias aéreas low-cost devem, sim, ser consideradas. Salvaguardo que essa hipótese deverá ser colocada apenas para voos de curta duração por uma questão de conforto mas isso já depende das exigências de cada um.

Levar snacks de casa. Existem produtos - como perfumes e artigos de beleza, por exemplo - que podemos comprar dentro do aeroporto sem fazer a carteira sangrar mas, regra geral, os produtos alimentares são excessivamente caros e os seus preços nem sempre são adequados à sua qualidade. Como não há concorrência, as companhias aéreas e as lojinhas de aeroporto definem os preços e o turista sujeita-se a eles se sentir o estômago a roncar. Levar comida de casa (sandes, bolachinhas, rebuçados...) é uma regra de ouro para quem opta por viajar numa companhia aérea de baixo custo e prefere gastar o seu dinheiro em situações mais justas ao longo da viagem.

❤

9 comentários:

  1. Excelente publicação com excelentes dicas, Carol! Vou guardá-la para uma próxima viagem, de certeza! :)


    www.asofiaworld.com

    ResponderEliminar
  2. Tenho umas saudades de viajar...meu deus :(
    Boas dias!
    Beijinhos,
    Sofia // Sweater Diaries

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas, vou guardá-las e usá-las quando decidir viajar! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. gosto sempre de ler estas dicas, são fundamentais

    ResponderEliminar
  5. Já usei todas e são excelentes dicas!

    ResponderEliminar
  6. Nunca andei de avião e é algo que quero muito! Muito obrigada pelas dicas!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. É uma publicação muito boa para quem vá viajar. Não existem dicas tontas. São todas muito úteis!

    ResponderEliminar