Thirteen

VIDA ACADÉMICA | 1 mês de aulas e...

Continuo a dizer que não sou Finalista. Recuso-me. Tento mentalizar-me disso todos os dias mas confesso que ainda tenho dificuldades em dizer que estou no terceiro ano do Curso ou que estou prestes a terminar a Licenciatura. É uma realidade que ainda não faz muito sentido para mim e acho que é bom sinal: eu estou em paz comigo mesma e estou a adorar esta etapa. Ainda ontem estava perdida nos corredores da Universidade a tentar perceber onde ficavam as salas e o que raio significavam as letras antes dos números... E agora já sou finalista? É claro que não quero chumbar às cadeiras do último ano nem tenho pretendo pagar propinas desnecessárias mas é um misto de sensações que só me mostra que não podia terminar esta etapa de melhor forma.

Já tenho um conjunto absurdo de projectos para criar, desenvolver e/ou terminar. O segundo ano foi exaustivo e por isso aprendi a organizar-me melhor mas, ao mesmo tempo, sinto que, à medida que o curso avança, os trabalhos vão ficando cada vez mais exigentes. Sei que é normal mas não deixa de ser assustador. Passou apenas um mês de aulas e eu tenho tanta coisa para fazer até Janeiro - fora aqueles que nada têm a ver com as minhas unidades curriculares - que, se não começo já, o caldo entorna.

A minha ideia de Estágio começa a ganhar forma. Tem sido a maior vitória dos últimos dias: eu finalmente comecei a delinear um caminho, a idealizar empresas, a fazer pesquisas mais específicas. É também um desafio - porque o objectivo que escolhi não é assim tão comum e não há protocolos com empresas desse ramo - mas sai-me um peso dos ombros só de pensar que já sou capaz de dizer uma área quando me perguntam em que vertente quero estagiar no próximo semestre.

A agenda de 2016 já me fez muita falta. O último domingo da minha agenda actual - 3 de Janeiro de 2016 - está hilariante. Isto porque eu anotei nesse dia tudo o que era referente ao próximo ano. Frequências, entregas de projectos, relatórios, informações importantes... Digamos que seria um domingo extremamente - e exageradamente - produtivo. É um facto: preciso de comprar uma agenda para o próximo ano. Rápido.

A minha conta bancária já derramou muitas lágrimas. É inevitável: no Verão consigo poupar e pôr dinheiro de lado mas quando o ano lectivo recomeça a minha carteira sofre imenso. Fotocópias, eventos, lanches, almoços, gasolina, festas, jantares... Fico verdadeiramente surpreendida com a quantidade de dinheiro que gasto num só mês mesmo sem fazer compras. É assustador.

Sonho todos os dias com uma viagem diferente. Desvantagens (?) de estudar Turismo. Todos os dias há uma referência a uma cidade, a um monumento ou a um hotel e a vontade de conhecer o mundo cresce de forma inegável. A sensação de ter uma viagem agendada é absolutamente maravilhosa e se eu já sonhava com os mil e um locais fabulosos deste planeta, ser obrigada a estudá-los e a conhecê-los com maior detalhe faz-me sonhar o dobro. Não é por acaso que digo tantas vezes que vou trabalhar para poder viajar.

7 comentários:

  1. O ultimo ano é o pior. Quando se vê a meta de chegada, o que está para lá torna-se mais assutador! beijinhos e força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso toda a gente me diz que o segundo ano é o pior. Terei de esperar para ver :)

      Eliminar
  2. Adorei esta publicação! Só prova que o teu terceiro e último ano tem tudo para dar certo! :D
    Por acaso também tenho uma publicação agendada sobre o meu primeiro mês de aulas há já uma semana, mas não tenho tido vontade para a terminar... Vamos ver se sai brevemente!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Também me custa acreditar que já sou finalista. O tempo passou a correr mas é bom saber que tem sido bem aproveitado ^^ *

    ResponderEliminar
  4. - Quando eu fui finalista eu estava mentalizada e dizia com todo o gosto que era finalista. Contudo, só quando chegou a altura da Benção das Pastas é que eu me mentalizei a sério e disse "está mesmo quase a acabar". Daí até à apresentação do relatório de estágio foi um rufo.
    - As ideias e os projectos fazem parte de mim desde sempre. Mas agora tenho ainda mais!
    - Durante a faculdade eu também era como tu e sonhava com mais uma viagem. Agora que estou a trabalhar na área e naquela agência passam trabalhamos com imensos destinos, a vontade é ainda mais! Qualquer dia meto-me na bagagem dos clientes e lá vou eu ahahaha

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Sou estudante de Arte e Design e, também eu como finalista, estou a começar o meu pequeno projeto para "depois-do-curso-acabar"! O que ando a fazer por cá tem sido, precisamente, agendas! Como li aqui que estás a precisar de uma... São pintadinhas à mão e personalizáveis! Bem à tua medida!
    Se estiveres interessada não hesites em contactar-me! madebyxitaca@gmail.com

    Beijinhos,
    Mariana!

    ResponderEliminar
  6. Sinto o mesmo! Às vezes visto o traje e ainda me sinto tão caloira... E depois com o passar dos meses a saudade daquele primeiro ano aumenta, este último passa a correr e começamos a fazer contas ao que temos e daqui a um ano podemos perder...
    Resta-nos ver o lado bom e aproveitá-lo ao máximo!

    ResponderEliminar