LISBOA, PORTUGAL | Museu do Design e da Moda (MUDE)

O Museu do Design e da Moda é de visita obrigatória para quem gosta de moda, decoração e História. Os diferentes pisos do antigo BNU da Rua Augusta estão muito bem aproveitados e acho sinceramente que o MUDE é um Museu que deve ser (re)visitado muitas e muitas vezes. A música que acompanha cada época leva-nos numa viagem bem organizada pelos objectos fabulosos da exposição permanente e as exposições temporárias convidam-nos a regressar para conhecer as novidades e os diferentes artistas. Fiquei fã. O Piso -1 (que reaproveita o cofre do antigo Banco) não está sempre aberto ao público - é uma falha! - mas a minha opinião geral perante o Museu é muito positiva.

No início do mês de Novembro, para além da exposição permanente, havia duas exposições temporárias: uma sobre o design em Portugal durante a época salazarista - Ensaio para um Arquivo: O Tempo e a Palavra (1960-1974) - e uma sobre a Identidade e o Design da Companhia Aérea Nacional - TAP Portugal: Imagem de Um Povo (1945 - 2015). A primeira não me cativou muito, confesso, mas a segunda fascinou-me por ser adequada ao meu curso e ao meu gosto por companhias aéreas, viagens, moda e marketing. Penso que a exposição da TAP, ao contrário da primeira, já não pode ser visitada (se não me engano estava patente no MUDE apenas até dia 15 de Novembro) mas, se voltar a surgir a oportunidade, aproveitem para conhecer um bocadinho melhor - através de anúncios, cartazes, objectos típicos e documentação - a Companhia Aérea Nacional.













O Museu do Design e da Moda pode ser visitado de terça-feira a sábado, das 10h00 às 19h00 e a entrada é gratuita.

Mais sobre Lisboa: 5 DIAS NA CAPITAL

6 comentários:

  1. Tens que voltar para visitar o piso -1 que é o meu favorito! Eu gostei muito da exposição da TAP e da evolução dos utensílios, assentos, uniformes e.t.c.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a Leonor, o piso-1 é genial. No ano passado, quando lá fui, havia uma exposição de óculos e estava sensacional. Tens de lá voltar :)

      Eliminar
  2. Eu queria tanto ter visto essa exposição da TAP mas quando lá fui já não se podia ir :(

    ResponderEliminar
  3. Quando estive em Lisboa na última vez já não me deixaram entrar porque iam fechar :/ Fiquei mesmo com pena! Eu adorei a parte de fora do Museu na altura, e tem sempre formas originais de decoração :)

    ResponderEliminar