Thirteen

CINEMA | The Intern [2015]

"The Intern" - O Estagiário, em português - é uma comédia leve que retrata as diferenças entre gerações e que foca temas diversificados como o feminismo, o empreendedorismo, a moda, a família, a inovação, a aprendizagem, a ambição, o envelhecimento e a tecnologia. É um filme actual, moderno, com uma boa banda sonora (totalmente adequada às personagens), muita luz, figurinos maravilhosos (vou roubar o guarda-roupa de Jules Ostin!), ângulos de filmagem magníficos e uma dinâmica muito interessante. Os protagonistas têm química e todo o filme resulta graças ao elenco jovem e fresco que assume um papel importantíssimo dado o conteúdo da obra.

A história, por sua vez, vai-se desenvolvendo calmamente - com algumas reviravoltas pertinentes - e, no fim, sentimos realmente que ver "The Intern" não foi tempo perdido. Numa época de incertezas profissionais não podia tê-lo achado mais inspirador e bonito. Esta é uma longa metragem que nos motiva, que nos mostra que ser ambicioso e determinado é bom, que nos lembra que as novas tecnologias nem sempre nos auxiliam e que há mais vida para além do trabalho e da perfeição profissional.

O argumento não é nada complexo mas traz novidades ao grande ecrã pela diferença de idades entre personagens, pela maneira de abordar cada uma das temáticas e, claro, pelas piadas que recusam o estereótipo sexista - e até porco - das típicas comédias americanas. As personagens são carismáticas e "The Intern" retrata (muito) bem o quotidiano da classe média/alta americana, as ansiedades da nossa sociedade, as preocupações da geração empreendedora que investe no seu próprio negócio, os novos estilos de decoração, as atuais formas de organização das empresas e a dificuldade em comunicar para além dos teclados e redes sociais. 

Apesar de não ter gostado particularmente do final escolhido para o filme, consegui criar empatia com (quase) todas as personagens e refletir um pouco sobre a minha própria forma de trabalhar e lidar com os outros e isso é, sem dúvida alguma, um ponto muito positivo que com certeza fará as delícias de outros espectadores.

6 comentários:

  1. Eu fui ver agora porque o meu namorado adora star wars detesto ir e ver quando todos vão -.- faz-me nervos. Logo a condição era não ir ao IMAX no colombo que ai tá a maluqueira toda, um amigo nosso marcou logo para a estreia e tudo. Só que isso para mim não dá XD
    Mas o filme está excelente. Agora já estou farta de ouvir a respiração do Darth Vader cada vez que ligo a TV ou ir ao continente e ver stormtroopers a cada metro que ano. Minha nossa. que enjoo.

    ResponderEliminar
  2. Vi esse filme há uns 2 dias e também ia escrever sobre ele! Gostei mesmo muito! :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Aiii, Tens razão! Estou cheia de saudades de fazer o TOP5! xD Mas entreguei hoje as 3h o ultimo trabalho do semestre tem sido mega complicado conhecer blogs novos ;P Vou ver se começo a investigar e faço um agora antes de o ano acabar ;P

    ResponderEliminar
  4. Parece ser o tipo de filme de que eu iria gostar. tenho de ver

    ResponderEliminar
  5. Este filme tem de ir para a minha lista! ( : Confesso que fiquei mais motivada a vê-lo com a tua crítica.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Eu adorei este filme, vi na sexta à noite, em família e todos o adoramos. E agora vi que tinhas feito uma crítica e vim ler porque fiquei com curiosidade sobre o que terias escrito :)

    ResponderEliminar