Thirteen

EVENTO | Natal no Bananeiro

Quem vive em Braga ou costuma passar o Natal por aqui com certeza conhece a tradição que reúne ambas as famílias - a de sangue e a que escolhemos - na véspera de Natal. Chama-se "Bananeiro", e consiste em algo muito simples: beber um copo de Moscatel e comer uma banana celebrando esta época e todos os valores que lhe estão associados. Dia 24 de Dezembro (das 16h às 20h, mais coisa menos coisa), as ruas enchem-se de grupos de amigos, casais de namorados e reuniões de primos e, todos os anos, são milhares as pessoas que, de copo na mão, desejam um Feliz Natal a quem passa, trocam os últimos presentes entre amigos e aquecem o corpo com a bebida.

A tradição do Moscatel e da banana passa-me completamente ao lado - sou uma vergonha para os restantes bracarenses: não gosto de nenhum dos produtos envolvidos - mas a tradição de ir para a rua ao final da tarde para encontrar as caras que fazem parte da minha vida todo o ano e dar os últimos beijinhos de boas festas entre casacos quentinhos e cachecóis enche-me o coração. O Natal é passado em família e esta tradição torna tudo ainda mais especial porque me permite estar com alguns dos meus amigos e com o meu namorado numa data importante, antes da Ceia de Natal em casa da avó. 


Fotografia: BragaCool.

6 comentários:

  1. Melhor tradição natalícia de sempre. Tenho imensa pena que não haja nada do género em Lisboa!

    ResponderEliminar
  2. Merry Christmas Honey :) ♥♥

    Esta tradição é awesome :D nao conhecia...
    Beijinho

    http://the-not-so-girlygirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. No sitio onde vivo temos a tradição de ir a uma tasca beber uma ginjinha com a familia no dia 24 à tarde! A cidade quase que pára para ir lá :)

    ResponderEliminar
  4. Por incrível que pareça só descobri esta tradição hoje durante as Notícias da hora de almoço. Acho bastante engraçado.

    ResponderEliminar
  5. Eu fui, e o esta tradição não pode faltar no meu Natal desde que a conheço :)

    ResponderEliminar