Thirteen

FOTOGRAFIA | Em Viagem

Tenho um fascínio especial por pessoas que viajam muito, que aceitam o desafio de sair da zona de conforto e que gostam de registar em fotografias aquilo que observam. Independentemente de serem locais que conheço ou lugares que espero um dia vir a conhecer, gosto de encontrar detalhes diversificados em cada uma das imagens e acho maravilhoso que cada pessoa tenha a sua visão e a sua forma de fotografar, de lidar com a luz e o contraste, de brincar com a focagem e os filtros. Não há duas pessoas iguais, não há duas viagens iguais, não há duas fotografias iguais. E não há uma maneira correta de fotografar.

Durante o "Vamos falar de Turismo?" identifiquei-me bastante com o Daniel Camacho, nosso convidado e fotógrafo. Não que tenha o seu talento, conhecimento ou experiência (um dia, quem sabe...!) mas porque me identifico com a sua forma de fotografar: como se a lente da máquina fotográfica - ou até mesmo do telemóvel - fosse uma extensão do meu olho. A minha perspectiva está presente em cada clique e eu raramente apareço na imagem (pormenor que tenho tentado corrigir, confesso). 

O meu objetivo não é mostrar ao mundo que estive lá, é guardar a forma como observo cada detalhe, seja numa cidade ou no backstage dum espectáculo que exige credencial. Não é apenas pelo registo que posso rever mas também pela emoção e pelo sentimento que TODAS as fotografias contêm. Não são simples fotografias de quotidiano que partilho no Instagram, são fotografias (muito) especiais daquilo que mais gosto de fazer e que despertam em mim sensações muito específicas. Difíceis de explicar, até.

2 comentários:

  1. Gosto de publicar fotografias no instagram que um dia me ajudem a recordar o momento e que tenham uma história por de trás. Tenho tantas que contém histórias engraçadas e inimagináveis!

    ResponderEliminar
  2. Gosto das fotografias que tiras. Têm sentimento e eu gosto muito de fotografias que transmitem emoções.

    Cátia, Blog Meraki

    ResponderEliminar