SOLIDARIEDADE | Praxe Natalícia Solidária

A Comissão de Praxe de Medicina da Universidade do Minho organizou, durante o último sábado, uma campanha solidária que merece todos os elogios e todo o reconhecimento. Numa tarde, o grupo de alunos esteve na Avenida Central de Braga e conseguiu angariar 625,58€ para a Cáritas Arquidiocesana de Braga e ainda a lista de alimentos que podem ver AQUI.

Na Praxe há espírito de grupo, de sacrifício, de solidariedade, de entre-ajuda, de respeito para com o outro. E se podemos aliar isso aos presépios vivos e aos cânticos que todos conhecemos, animando um pouco o dia das pessoas que fazem compras de Natal, relembrando-as da importância da sua contribuição... Porque não? Parabéns aos alunos de Medicina e a todas as pessoas que contribuíram para uma causa tão nobre como esta. Numa época em que o espírito solidário está ao rubro, fico muito feliz por ver que há alguém que tenta mostrar ao mundo que a Praxe não é só aquilo que as televisões publicitam. Obrigada.

6 comentários:

  1. acho que isto é uma ideia super gira! muitos parabéns a todos os que estiveram envolvidos! espero mesmo que mais e mais actividades como estas mostrem que as praxes são uma coisa boa, que faz bem e que ajuda nao so os alunos mas como a comunidade! beijinho

    ResponderEliminar
  2. Adorei a iniciativa, é bom saber que a praxe não é só o que de mal dizem dela!

    ResponderEliminar
  3. É muito comum nesta altura os cursos fazerem praxes solidárias, nós também fizemos numa instituição :) Mas para além disso, todos os anos, vendemos lápis e o dinheiro reverte a favor de alguma instituição, doamos alimentos, juntamos garrafões com tampinhas, etc. E as associações de estudantes (pelo menos a minha) também tem iniciativas deste género :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também costumamos fazer todos os anos, desde recolha de bens a angariação de dinheiro para uma causa. Este ano, por exemplo, em Outubro/Novembro, vendemos lápis e angariámos dinheiro para um menino que precisa dum tratamento especial no estrangeiro. Mas a verdade é que ninguém fala neste tipo de iniciativas - a Praxe é sempre má, já se sabe - e se posso divulgar as iniciativas dos outros quando tenho conhecimento delas - e especialmente quando os resultados são tão positivos - acho que faz todo o sentido fazê-lo. Tento mudar um pouco a mentalidade das pessoas que acreditam que a Praxe é um poço de frustrações. O blogue também serve para isso :)

      Eliminar
    2. E fazes tu muito bem :) Iniciativas assim merecem ser sempre divulgadas!

      Eliminar